AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ílhavo: Arco festivo da Senhora do Pranto perpetuado em painel de azulejos

Sociedade

Composto por 1200 azulejos, o painel retrata o arco festivo das celebrações de Nossa Senhora do Pranto, uma peça centenária e principal ícone da comunidade do lugar de Cimo de Vila, em Ílhavo, e vários outros pormenores das tradicionais festas em honra da padroeira, anualmente celebrada a 15 de agosto.

Por conta da pandemia e das restrições impostas à realização das festas populares e religiosas, nos últimos dois anos, o arco festivo da Senhora do Pranto não foi erguido. Ainda assim, continuam bem vivas na memória de todos, as recordações do içar e arrear do arco, bem como da procissão, da decoração das ruas e dos tapetes de flores, momentos que reúnem a comunidade de Cimo de Vila em ambiente de festa.

A obra hoje inaugurada é da autoria do artista ilhavense Júlio Pires, foi concebida a partir de uma ideia de António Marques – o “senhor Madeira” – e executada pela junta de freguesia de São Salvador com o apoio da câmara municipal de Ílhavo.

*Fotos: Afonso Ré Lau e António Lau

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.