João Gomes, Maria Castro e Patrícia Cruz, estudantes da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, foram os vencedores da 13.ª Mostra Nacional de Ciência, que decorreu no Porto, com um projeto sobre a produção sustentável de plásticos.
A vitória garante-lhes um prémio de 1250 euros e uma viagem até Sófia, na Bulgária, onde representarão Portugal noConcurso da União Europeia para Jovens Cientistas.
O primeiro prémio foi também partilhado com outro projeto, de dois jovens da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga, João Álvares e Ana Moreira, que apresentaram um trabalho sobre ondas gravitacionais.
Foram ainda distinguidos mais oito projectos, entre os quais está um terceiro lugar de Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria Marcelino, autoras do trabalho “Mercúrio na Ria de Aveiro: Quais os impactos e possíveis soluções?”, bem como um quarto lugar de Ana Domingues e Bernardo Pinto, que trabalharam no projecto sobre a Dinâmica Populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar.
De âmbito nacional, o Concurso para Jovens Cientistas, que vai já na sua 27ª edição, organizado pela Fundação da Juventude, tem vindo a promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivando o empreendedorismo qualificado e o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico. A Mostra Nacional de Ciência que vai já na 13.ª edição é considerada uma das maiores a nível europeu.
A avaliação e a seleção dos trabalhos foram realizadas por um júri coordenado pela Ciência Viva, o qual integra professores, investigadores e personalidades de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.
Foto de capa: Estudantes da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, que venceram o concurso