Até 19 de setembro, mantém-se a proposta para “Descobrir e Experienciar Estarreja”. Focado em proporcionar novas experiências de visita ao território assentes no seu património, este programa potencia o usufruto da arte em locais públicos de acesso livre. A estreia de Cinestésico - Visita dançada ao ESTAU, roteiro de arte urbana de Estarreja, é umas das propostas a não perder.
Com criação e interpretação da bailarina Ana Guilherme, esta nova produção artística dialoga com a pintura mural da cidade. Serão realizadas seis sessões nos dias 10 (19h00), 11 (15h00 e 17h00) e 12 (11h00, 16h00 e 18h00), com lotação limitada (inscrições neste formulário https://bit.ly/cinestesico).
A Praça do Município, nas traseiras dos Paços do Concelho, receberá os concertos de Duane Forrest (Canadá) e Valter Lobo (Portugal), a 11 e 12 de setembro, às 19h00. O ciclo de concertos abrange o BioRia. Tendo como cenário o Esteiro de Salreu, atuará Simon Kempston (Escócia), no dia 18, às 19h00. De regresso à cidade, o Parque do Antuã será o palco escolhido para Luca Argel (Brasil) no dia 19, às 19h00.
Nos dias 10, 11 e 12, a contemplação das artes visuais, com um espetáculo de vídeo mapping, idealizado por João Martinho Moura, que pretende celebrar a história da cidade, o seu património urbano, arquitetónico, paisagístico e etnográfico, com especial enfoque dado à Ria de Aveiro e à arte em espaço público.
A fechar este primeiro ciclo da programação em rede em Estarreja, no dia 19, às 18h30, no Parque Municipal do Antuã, será inaugurada a instalação artística, da autoria de Diogo Aguiar Studio, de homenagem à icónica Cadeira Portuguesa, fechando as comemorações do 100.º aniversário da ADICO, fundada em 1920 por Adelino Dias Costa.
Esta iniciativa surge no âmbito da aprovação da candidatura “Descobrir e Experienciar novos territórios Estarreja/Aveiro/Covilhã”, à Programação Cultural em Rede financiada por fundos comunitários, que decorrerá até julho de 2022.