AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Município de Santa Maria da Feira já prepara o Halloween

Sociedade

O Halloween já se prepara em Santa Maria da Feira. A antiga escola primária de Soutelo, na freguesia de Fiães, atuais instalações do Primário, vai transformar-se, no dia 31 de outubro, no local mais assustador do concelho. A exposição “Animal Emoji” inicia a celebração do Dia das Bruxas que, ao final da tarde, ganha uma outra dinâmica com a performance “A arte, a obra e a maldição”, prometendo momentos arrepiantes a todos os que por lá passarem.

A partir das 14h00, o atual edifício do Primário abre as portas para as visitas à exposição “Animal Emoji” que resulta do desafio lançado pela Câmara Municipal e pelo Grande Sábio aos alunos de todas as escolas básicas de 1º ciclo, jardins de infância e IPSS do concelho. Esta mostra conta com trabalhos criativos, originais e até mesmo assustadores.

Já ao crepúsculo do dia 31 de outubro, a partir das 18h00, a exposição ganha uma nova vida com a performance “A arte, a obra e a maldição”. Por entre quadros por pintar, velas apagadas e histórias antigas, irrompe a vida na casa de um outrora misterioso colecionador de arte. A luz voltou, desta vez pouco antes do som de um trovão, e vislumbram-se da rua os contornos de uma mulher maldita à janela. Nas sessões de 30 minutos, entre as 18h00 e as 22h30, o público, acompanhado por um guia, é convidado a entrar naquela velha galeria, a descobrir os segredos por detrás de cada obra inacabada e sedenta de vida. A curiosidade aguça-se e irá sentir um arrepio à medida que passa pelas sombras sinistras de quem lá viveu e de quem ainda lá vive.

Esta performance que acompanha a visita guiada à exposição resulta do trabalho realizado pelo ator Daniel Padrão no Laboratório de Acting e Improvisação com alunos do curso profissional de Animador Sociocultural da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, no âmbito do projeto GERMINAR.

O projeto GERMINAR pretende reforçar a complementaridade pedagógica aos cursos curriculares do ensino secundário, em articulação com o contexto de Educação Criativa desenvolvido pelo PRIMÁRIO. Através de práticas artísticas, o Laboratório de Acting e Improvisação desenvolve técnicas de interpretação em grupo, fundamentos da voz cantada e falada, improvisação, expressão corporal e gestão de projetos teatrais sempre numa abordagem de criação artística coletiva.

Todos os trabalhos que integram esta exposição vão estar a concurso e o público pode escolher o seu preferido, votando, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, online, na página de facebook do Grande Sábio, em facebook.com/gsabio. A Câmara Municipal vai atribuir quatro prémios. A eleição de três vencedores será da responsabilidade de um júri. Ao público cabe a escolha de um quarto vencedor, através da votação online. Os resultados vão ser conhecidos nos canais de comunicação do Município de Santa Maria da Feira, durante o dia 2 de novembro. Participe!

Entre as 14h00 e as 17h30, a visita à exposição “Animal Emoji” tem entrada livre. A partir das 18h00, as sessões de 30 minutos da visita guiada apesar de totalmente gratuitas, têm lotação máxima de 20 pessoas (por sessão) e inscrição obrigatória em www.halloween.primario.pt.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.