AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A festa da música e dos músicos de Ílhavo regressa em novembro

Artes

De 5 a 7 de novembro, a Milha, evento que reúne anualmente dezenas de artistas ilhavenses em torno de novas criações e na apresentação de novos projetos, regressa a Ílhavo e à Gafanha da Nazaré. A Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo saiu reforçada em 2021 com a criação de um programa, criado paralelamente, que prolonga o apoio à produção local durante, pelo menos, dois anos.

No seguimento do ano passado, e da criação da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, desafiou-se a dupla de coreógrafos António M Cabrita e São Castro (Companhia Paulo Ribeiro) para orientar o espetáculo deste ano: “5280 pés” tem estreia marcada para o dia 5 de novembro, às 21h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e repete no dia seguinte às 18h00.

Mas esta não é a única criação exclusiva desta quinta edição da Milha. Nota para “Trégua” (7 novembro), de José Valente com a Orquestra Filarmónica Gafanhense, a primeira obra criada para viola d’arco e orquestra de sopros, obra inédita que ficará eternizada num disco Antena 2 disponível em breve para o público.

“Mimo’s Orchestral Experience” (6 novembro) é um desafio da Mimo’s Dixie Band à Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova que se juntam pela primeira vez para explorar a junção da tradição da banda filarmónica com o estilo “jazz dixieland New Orleans” dos Mimo’s, abordando várias técnicas de improvisação musical, teatral, corporal e humorística.

Além destas novas criações, a Milha volta a apresentar novos projetos ilhavenses: Vitória Wilkens (5 novembro), the Hornbros Beat Lab e Blow (6 novembro) e Plywood Society (7 novembro).

No dia 6 de novembro, destaque ainda para uma conversa com alguns agentes culturais da região para falar sobre o impacto do programa de apoio à produção local, que junta José Valente (projeto Trégua), Bernardo Limas (Haff Delta), Anabela Mateus e Paula Gomes (Quinto Palco) e Luiz Antunes (Companhia Jovem de Dança de Ílhavo).

Por fim, a Milha arranca com a inauguração da exposição “Heróis do Mar”, da Quinto Palco, que permanece na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré até 31 de dezembro.

Todos os eventos da Milha são gratuitos e a entrada é limitada à lotação das salas.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.