A segunda edição da Aveiro Tech Week, que combinou três eventos que aliaram a tecnologia, a arte e a cultura - Criatech, Techdays Aveiro, e Prisma/Art Light Tech - encerrou, no último domingo, "com um balanço muito positivo", destaca a Câmara de Aveiro, em comunicado.
As iniciativas, todas gratuitas, decorreram um pouco por toda a cidade, com novidades tecnológicas, festivais, exposições, instalações artísticas, performances, conferências, laboratórios e outras experiências. Uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City.
O Criatech, na sua 5ª edição, foi apresentado de 11 a 16 de outubro, pretendeu ser um momento de expiração e retorno à experiência física, ainda que com uma forte presença digital e das media arts, numa chamada a inverter a tendência do isolamento e virtualização. As 25 instalações, criadas pela mão de 40 artistas de 12 países, voltaram a intervir em espaços públicos e patrimoniais da cidade de Aveiro, com uma narrativa histórica e de memória coletiva forte, transformados pela presença dos objetos artísticos lá colocados forma efémera.
De acordo com a sua nova configuração, a 7ª edição Techdays Aveiro estendeu-se ao Centro da Cidade de Aveiro, resultado do crescimento e sucesso desta iniciativa. Num formato mais próximo da comunidade, demonstrou a utilização da tecnologia em áreas como a mobilidade, turismo e cultura. Foram apresentadas, no espaço público, demonstrações de 14 startups e Centros de I&D, de 3 países. A área expositiva, no Mercado Manuel Firmino e Fórum Aveiro, aberta ao público durante 3 dias, contou a participação de 10 expositores e cerca de 3765 visitantes.
De 13 a 15 de outubro, tiveram lugar no palco do Teatro Aveirense as três Tech Sessions do programa sobre os temas mais atuais na área de inovação e tecnologia. Com a presença de 16 oradores estas sessões, com transmissão em direto, contaram com uma audiência de 459 participantes na plateia e de 891 online. No dia 15 de outubro, após a ultima Tech Session, foi ainda, o momento de anunciar os 3 vencedores do Aveiro 5G Challenge. As startups portuguesas Allbesmart , Cycle AI e Infinite Foundry levaram para casa o prémio de 25.000,00€ cada pelos projetos desenvolvidos.
À semelhança da edição do ano anterior, ao programa das Tech Sessions, juntou-se a realização de oito workshops, da responsabilidade de sete parceiros, dedicados a temas tão diversificados como: Aveiro Tech City Living Lab, Plataforma Urbana de dados, Smart Ports ou Soluções de Descarbonização no ambiente construído. Dos 186 convidados presentes, acompanharam as sessões 990 utilizadores através da emissão online.
Já a terceira edição do Prisma teve como tema equilíbrio. O festival apresentou 13 instalações, em exibição nas noites de 15 e 16 de outubro, com o envolvimento de 25 artistas de nove países.