Nos próximos dias 26 e 27 de novembro, a VIC NIC e o GrETUA apresentam o 1.º Festival de Música Inclassificável de Aveiro, com a participação de artistas tão difíceis de rotular como os argentinos Martin Minervini e Santi Lesca, a banda sérvia Skier and Yeti, o espanhol Lägrima, a portuense Azia ou os aveirenses Troll’s Toy. O festival irá acontecer no espaço do GrETUA.
Integrada nos contextos mais amplos da associação cultural Navalha e da VIC // Aveiro Arts House, e projetada durante a pandemia para dar voz a projetos artísticos de carácter singular, a VIC NIC é uma plataforma editorial independente dedicada à edição de obras sonoras, audiovisuais e literárias.
Com cinco referências lançadas até à data em vinil, CD e digital, e um calendário editorial bem recheado até ao fim de 2022, combina projetos locais, nacionais e internacionais com visões únicas da música e da vida.
Do Jazz-Metal ao Folk-Noise, do Rap Psicadélico à Cumbia-Hop, do Electro-Surf ao Windy Rock, o VAGA 2021 reunirá uma série de espectáculos únicos dedicados à música exploratória, funcionando como uma showcase dos principais artistas que integram a editora. O evento, que contará ainda com a participação de Omlet e Freimatic em formato DJ, é apoiado pela Câmara Municipal de Aveiro no contexto do PMAA.
O festival estende-se ainda às Caldas da Rainha nos dias 3 e 4 de dezembro, como parte integrante da iniciativa LAMBDA: Mostra de Ondas Sonoras e Visuais, pelo Grémio Caldense e ESAD.CR, onde a VIC NIC se fará representar por Skier and Yeti, Martin Minervini, Santi Lesca e Azia.