AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Recriação a partir dos estilhaços sonoros e talks encerram Campus Jazz

Artes

O projeto “Kitsungi”, do pianista Luís Figueiredo e do saxofonista João Mortágua, encerra a programação do Campus Jazz, ciclo promovido pela Universidade de Aveiro (UA). Mas, antes, às 15h30, também integradas no Campus Jazz, haverá Jazz Talks que são, na realidade, o II Encontro Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro. Os eventos estão agendados para 3 de dezembro, decorrendo o concerto “Kitsungi” no auditório da Reitoria da UA, logo após a entrega dos prémios do Concurso Internacional de Jazz da UA que está agenda para as 21h00.

“Kitsungi” é uma antiga arte japonesa, mais do que uma técnica de reparação de cerâmica. É uma posição filosófica que aceita as falhas e os defeitos e os transforma em beleza. Um objeto partido não é, portanto, um objeto menor, mas antes uma peça que foi enriquecida pelo curso da vida nos seus vários percursos e percalços.

Em “Kitsungi”, João Mortágua, ocupa-se da composição, saxofones, flautas, percussão, eletrónica, e Luís Figueiredo, da composição, piano, teclados, percussão, eletrónica, programação de caixa de ritmos.

“Improvisar sobre improvisações, aceitar erros e falhas e criar em cima disso; recriar com base em elementos pré-gravados (pedaços de melodias, ruídos de rua, entre outros), juntando eletrónica e overdubs, por exemplo”, explica Luís Figueiredo sobre o trabalho do duo, dois músicos que já de conheciam antes mas que decidiram conjugar esforços recentemente.

O álbum ‘Kitsungi’, lançado na primavera pela Roda Music – editora criada pelos músicos Rita Maria, Mário Franco e Luís Figueiredo -, é um testemunho desse princípio, esclarece-se ainda: “uma coleção de improvisações onde estilhaços de música e explorações em tempo real se juntam para formar peças musicais”. Segundo o sítio da Internet ‘Jazz.pt, “’Kitsungi’ representa um passo adiante nos sólidos percursos já trilhados por João Mortágua e Luís Figueiredo. Apontado sem reservas e, desde já, ao topo do rol dos melhores nacionais do ano” (https://www.jazz.pt/ponto-escuta/2021/03/23/joao-mortagua-luis-figueiredo-kintsugi-roda-music/ ).

O duo atua no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA, a 3 de dezembro, às 21h00, com bilhetes a 7 euros para o público em geral e 5 euros para estudantes e seniores, funcionando a bilheteira exclusivamente online:

As Jazz Talks, II Encontro Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro, evento também integrado no Campus Jazz, começa no mesmo dia, às 15h30, na Sala de Atos Académicos, edifício Central e da Reitoria da UA.

Estas Talks começam com Wayne Winborne, diretor executivo do Institute of Jazz Studies & Newark Archives, da Rutgers University, onde está alojado o maior arquivo universitário de jazz do mundo.

Os eventos têm entrada livre mediante reserva: bit.ly/jazztalks21. As Jazz Talks serão também difundidas on-line, de forma aberta, não sendo necessário registo, através de endereço a divulgar brevemente.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.