AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Troll’s Toy: a banda nascida ao som do improviso

Artes

Para contar a história dos Troll’s Toy – trio de Jorge Loura (guitarra), Gabriel Neves (saxofone) e João Martins (bateria) – não é preciso recuar muito no tempo, nem prestar grande atenção aos detalhes. “A banda surgiu em 2018, quase por acidente”, introduz Jorge Loura, a propósito dos episódios da vida que levaram à criação desta banda aveirense. Depois de verem os seus caminhos cruzados por conta de uma outra formação musical, Jorge, Gabriel e João começaram a juntar-se para desenvolver algumas experiências em torno de uma guitarra barítono. Quis o destino que acabassem a partilhar essas “experiências” com o público, num concerto carregado de improviso. Daí até gravarem o primeiro disco, não foi preciso muito tempo.

Foi em 2019 que editaram o seu disco de estreia, 18:05. Em 2021, apresentaram um novo trabalho, o Eksterordinare, composto por um conjunto de dez temas originais, explorando diferentes ambientes, desde tensão explosiva até momentos de acalmia atmosférica. Este fim de semana, vão estar no VAGA – 1.º Festival de Música Inclassificável de Aveiro, que irá acontecer no espaço do GrETUA e é promovido pela VIC NIC. Será um concerto especial, não só porque jogam em casa, mas também por conta do lançamento do seu novo disco em vinil. “Já era para ter sido lançado em julho, mas com todos estes atrasos e falha de matéria-prima, só o conseguimos ter agora”, conta Jorge Loura.

Ainda que o novo álbum já estivesse disponível em formato de CD, a banda aveirense celebra, com especial entusiasmo, a notícia do lançamento do vinil. “É uma experiência de som diferente, tem um som característico”, destaca este elemento da banda que foi buscar inspiração para o nome ao autor de “Guerra e Paz”, Lev Tolstói, por entenderem que a música também é uma dicotomia, “entre calma, violência”. “É uma música inclassificável, tal como o nome deste novo festival. É improvisada, mas não é 100 por cento improvisada, é jazz, é rock...”, declara Jorge Loura.

A poucos dias desde novo concerto em Aveiro – ainda no último verão atuaram no Festival dos Canais –, os Troll’s Toy confessam-se empolgados por integrarem esta primeira edição do Vaga. “Depois de tanto tempo em que estivemos sem tocar ao vivo, ter estes concertos é muito animador. E também porque vamos tocar com artistas e bandas que andamos a ouvir há muito tempo”, realçam.

Novos projetosna calha

Não obstante a sua juventude, esta banda aveirense não pára. Sem fazer grandes planos – não gostam de planear ao pormenor -, não abdicam de continuar a fazer aquilo que lhes dá prazer: música. “No início do próximo ano, já iremos lançar um novo disco, que resulta de uma gravação que fizemos com o pianista João Salcedo. Foi, mais uma vez, uma sessão de improvisação e, como ficou tudo gravado, começámos a ouvir e decidimos editar”, revela Jorge Loura. Em cima da mesa estão, também, outros projetos, nomeadamente trabalhos em conjunto com “bandas filarmónicas e orquestras”, bem como vários concertos pelo país e Europa fora.

Jorge Loura, Gabriel Neves e João Martins estão unidos pelo projeto Troll’s Toy e pela música em geral. Originários de Aveiro, Fermentelos e Ovar, respetivamente, são todos músicos profissionais e nem se imaginam a fazer outra coisa. “Gostamos todos muito daquilo que fazemos”, assegura Jorge Loura.

*Fotos: Joana Magalhães

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.