AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Câmara de Águeda promove “Concertos de Inverno”

Artes

A câmara de Águeda, numa parceria com a UBA - União de Bandas de Águeda, vai promover os “Concertos de Inverno”, levando os espetáculos às 11 freguesias do concelho, num investimento da autarquia de 60 mil euros. A intenção é realizar estes concertos este inverno, durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, sendo que o seu agendamento poderá estar dependente da evolução pandémica e da conciliação destas datas com as bandas e juntas de freguesia.

De acordo com o escalonamento previsto, os concertos acontecerão em cada uma das freguesias, do seguinte modo: Banda Alvarense em Travassô, Castanheira do Vouga e Fermentelos; Banda Castanheirense em Óis da Ribeira, Belazaima do Chão e Trofa do Vouga; Banda Marcial de Fermentelos em Macinhata do Vouga, Casal de Álvaro e Travassô; Banda Nova de Fermentelos em Aguada de Baixo, Recardães/Espinhel e Águeda/Borralha; Orquestra Filarmónica 12 de Abril em Valongo do Vouga, Préstimo/Macieira de Alcôba e Aguada de Cima.

O grande objetivo desta iniciativa, apresentada na sexta-feira passada, no Salão Nobre da Autarquia, é “divulgar a nossa cultura pelo nosso território”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que este é um “forte contributo” camarário para apoiar “um setor que tem sentido na pele as dificuldades geradas pela não realização de eventos em sequência das medidas de contenção da pandemia”.

Trata-se, portanto, de um apoio extraordinário e que, além de “elogiar o trabalho que as bandas têm feito em prol da cultura aguedense”, é demonstrativo de que a Câmara “está ao lado dos agentes culturais” e que reconhece “o enorme esforço que têm feito ao longo destes dois anos de pandemia por estas coletividades, nunca parando a sua atividade de formação musical dos nossos jovens”.

Tendo em conta a atual evolução da pandemia em Portugal (e as subsequentes medidas de contenção), ainda não estão definidas as datas dos concertos, um anúncio que será feito oportunamente e à medida que forem agendados.

Ainda assim, o desafio é promover esta área cultural em todo o território concelhio, num projeto que vai além destes 15 concertos. “Conto com vocês (bandas) para que possamos, nos próximos quatro anos, criar aqui um projeto diferenciador, dinamizando também a participação das bandas nas festas e romarias do concelho, revitalizando e promovendo as nossas raízes culturais e tradicionais”, declarou Edson Santos.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.