AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Lançado o primeiro manual de boas práticas para os agentes culturais

Artes

Acaba de ser lançado o “Manual de Boas Práticas para a Organização de Eventos Artísticos no Espaço Público”, o primeiro manual português de boas práticas de organização de eventos artísticos no espaço público, que pretende contribuir para o desenvolvimento setorial integrado das artes de rua em Portugal.

Este livro - coordenado por Bruno Costa, doutorando na Universidade de Aveiro, e Daniel Vilar, gestor cultural e de marketing - é baseado na realidade nacional e orientado pela estratégia europeia e as tendências estéticas e dramatúrgicas atuais, envolvendo convidados com diferentes perfis e experiências no contexto da criação artística para o espaço público.

Ao longo de 161 páginas, reúnem-se informações, opiniões, exemplos concretos, metodologias específicas e abordagens diferenciadas de contextos de criação artística distintos. O resultado é uma visão integrada e um resumo prático corporizados num manual indispensável para a capacitação dos profissionais do setor - artistas, produtores e promotores -, e de apoio à qualificação das propostas programáticas para o espaço público, ao desenvolvimento de projetos com diferenciação dramatúrgica e com ligação às comunidades.

“Este manual é sobretudo um guia prático e inspiracional, construído com o propósito estratégico de elevar a qualidade conceptual e de produção de eventos artísticos no espaço público português. É importante que se observe a arte, e as artes de rua em particular, como uma ferramenta de desenvolvimento territorial, aproximando as comunidades da participação ativa, com reforço das vivências sociais e das competências democráticas”, explica Bruno Costa.

“Acreditamos que esta publicação é importante para pensar o espaço público como um ponto de encontro entre gerações e comunidades, estimular um pensamento criativo nos gestores culturais, para que o espaço público seja opção de fazer cultura nos dias de hoje, e contribuir para o desenvolvimento do domínio artístico em Portugal, a longo prazo”, complementa Daniel Vilar.

O “Manual de Boas Práticas para a Organização de Eventos Artísticos no Espaço Público”, que conta também com a participação de Luís Sousa Ferreira, diretor do 23 Milhas, é financiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes e tem o apoio do ARTCENA - Centro Nacional das Artes do Circo, da Rua e do Teatro de França.

A edição física (2.000 exemplares) será distribuída pelos agentes do setor, bibliotecas públicas e municípios nacionais, promovendo uma ação de sensibilização para as características especiais e distintivas deste domínio artístico.

A versão digital, livre e gratuita, está disponível no website www.outdoorarts.pt.

* Créditos da foto: João Roldão
Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.