O “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro/Operação Anti Covid-19” respeitante ao ano 2022 (PAAASE 2022) tem prevista uma verba na ordem dos 3 milhões de euros – entre despesa e perda de receita. Segundo anuncia a autarquia em comunicado, o programa irá dar “seguimento às ações implementadas em 2020 e 2021, adequando à situação atual da pandemia e à que se perspetiva para os próximos meses”.
O PAAASE 2022 é composto por 14 ações, 37 medidas e aquilo que a edilidade apresenta como “uma operação especial” – em causa está a luta em torno da ampliação do hospital de Aveiro.
Entre as medidas previstas estão o “fornecimento de logística de suporte em equipamentos, alojamento, serviços, entre outros, nomeadamente com o Hospital Infante D. Pedro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) e com a Unidade de Saúde Pública e a Unidade Covid-19 do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga/Centro de Saúde de Aveiro”, bem como o “fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), desinfetante e outros materiais necessários para a prevenção e o Combate ao Covid-19” às IPSS e bombeiros.
Também se mantém a isenção de pagamento das esplanadas, a redução dos valores das concessões dos operadores turísticos, bem como a bolsa para apoio a projetos artísticos locais, entre outros.
A autarquia manterá em funcionamento o Gabinete de Atendimento e Apoio aos Cidadãos para a gestão da aplicação deste programa, denominado de “Gabinete de Apoio Covid-19”. Este serviço tem uma linha verde telefónica (800210139) e um endereço de email disponível (covid19.gab@cm-aveiro.pt).