AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Sever do Vouga: escola desativada transformada em casa de cultura

Região

Há uma nova casa ao serviço da cultura em Sever do Vouga. O primeiro andar da Escola do Calvário, em Sever do Vouga, foi requalificado e será agora um espaço dedicado ao teatro, sendo o laboratório criativo, onde vão nascer os próximos projetos de teatro da Severi – Associação Cultural de Sever do Vouga que, semanalmente, trabalha com 50 severenses de todas as idades.

Depois da cedência da Câmara Municipal, a associação juvenil pôs mãos à obra. Trata-se de um investimento superior a 5 mil euros. Recentemente, o novo executivo da Câmara Municipal, reconhecendo a valia do projeto para o concelho, aprovou por unanimidade, em reunião de câmara o apoio de 50% do investimento.

O espaço é composto por duas salas e um pequeno espaço de arrumos. Uma das salas será transformada, na sala de ensaios, onde será adaptado o sistema de som e luzes. A outra será a sede da Severi, sendo que também receberá ensaios, uma vez que muitas vezes são trabalhados em simultâneo grupos diferentes. “Finalmente vamos poder trazer os materiais que estão distribuídos pelas casas dos dirigentes. Entre som, luzes e cenários há muito para organizar. Sabemos que muito em breve teremos um problema de espaço, mas um dia de cada vez”, antecipa a Severi.

Por semana, pela sede da Severi passam cerca 50 pessoas. Uma casa feliz, uma azáfama diária. “Às sextas é o dia de maior movimento. As nossas crianças rodopiam entre as duas salas e damos graças a deus por não estarmos nas piscinas em que, divididas em grupos (só assim é possível trabalhar com 30 crianças), muitas vezes tínhamos que ensaiar num gélido corredor. Os outros dias não são mais calmos, entre ensaios com o grupo principal, reuniões de trabalho e o nosso tão aguardado regresso do grupo da comunidade, nos últimos dias do ano…”, conta a direção da Severi que reconhece que sem este espaço, não poderíamos continuar com a mesma dinâmica de trabalho. “Em tempos duros de Covid 19 conseguimos estrear três peças de teatro e levar tantas pessoas, cerca de um milhar, ao Centro das Artes e Espetáculo de Sever do Vouga. Faltam-nos alguns ensaios de palco, no espaço de atuação, mas reconhecemos que ter este espaço faz toda a diferença. Sabemos que é o pilar para o futuro, em que queremos continuar a construir públicos e a criar hábitos culturais no nosso concelho”.

A inauguração será, se tudo correr bem, em março, no quinto aniversário. O novo executivo da Câmara Municipal de Sever do Voga já visitou o novo espaço e deu os parabéns à proatividade da associação juvenil, a única do concelho, garantindo que em breve irá ser assinado um protocolo formal.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.