AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“S. Sebastião – O Piedoso” no palco do Cineteatro António Lamoso

Palcos

Pela primeira vez em dez anos de atividade, a companhia de teatro feirense Décadas de Sonho estreia uma produção multidisciplinar que combina teatro, cinema e canção ao vivo. Com quatro cenários distintos e um elenco intergeracional de 26 artistas, dos 7 aos 70 anos, o espetáculo “S. Sebastião – O Piedoso” sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, integrado no programa cultural da Festa das Fogaceiras.

“S. Sebastião – O Piedoso” é uma viagem a dois tempos, que começa na atualidade rumo ao tempo do imperador romano Diocleciano, censurado pelo corajoso soldado Sebastião de Narbona – cristão de coração, legionário e comandante de formação – pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de serem inimigos do Estado.

Inspirado em registos de acontecimentos de época, o espetáculo é apresentado ao público em quatro cenários distintos, onde atores e figurantes evocam a valentia e a bondade do soldado martirizado que nunca negou a sua fé cristã e se tornou santo.

As cenas alusivas ao brutal assassinato de S. Sebastião por açoitamento, depois de uma tentativa falhada de execução por alvejamento de flechas, serão projetadas em filme, dada a sua complexidade e realismo, sendo esta a primeira experiência da Décadas de Sonho em cineteatro, num espetáculo que reserva ainda um emotivo momento musical ao vivo, com a participação de meninas fogaceiras trajadas a rigor.

Para além dos atores profissionais da companhia, o elenco integra crianças da escola de teatro da Décadas de Sonho, que encontram nestas complexas produções uma oportunidade única para subir ao palco, encarar o público e pôr em prática os conhecimentos técnicos adquiridos nas aulas.

A Décadas de Sonho é uma companhia de teatro de Santa Maria da Feira especializada em espetáculos inspirados em episódios históricos e identitários, que soma inúmeras participações em eventos municipais de referência, como a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria e o parque temático de Natal – Perlim.

“S. Sebastião – O Piedoso”, que é também o santo protetor das gentes da Feira, é o primeiro espetáculo do programa cultural da Festa das Fogaceiras’22. Nos dias 14 e 15 de janeiro sobe ao palco às 21h30. No dia 16, é apresentado às 16h00. Os bilhetes encontram-se disponíveis em https://bit.ly/SSebastiao14-15-16Jan.

Este espetáculo cumpre todas as normas de saúde e segurança determinadas pela DGS.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.