O Teatro Aveirense recebe no dia 18 de fevereiro, às 21h30, um espetáculo que celebra a música e todo o seu potencial de inclusão. É um concerto dos 5ª Punkada, que se fazem acompanhar pelos convidados especiais Surma e Victor Torpedo.
Os 5ª Punkada são uma formação que compõe e interpreta temas originais e que tem sonhos comuns a muitas outras bandas – gravar um disco ou fazer uma digressão. Neste ponto talvez valha a pena dizer que dois dos seus elementos são pessoas com deficiência mental e outras duas com paralisia cerebral – um grupo de desordens no desenvolvimento do controlo motor e da postura, que podem originar uma incapacidade motora grave – e que o grupo nasceu no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.
Os elementos dos 5ª Punkada têm muitas diferenças e muitas especificidades, a começar por uma diferença etária de mais de 20 anos (dos 22 do baterista Miguel aos 56 da teclista Fátima) mas, quando se juntam horas a fio na sala de ensaio sentem-se iguais. Iguais entre eles e perante todos.
A formação acaba de lançar o seu álbum de estreia, “Somos Punks Ou Não?”, disco que contou com o produtor Rui Gaspar, dos First Breath After Coma, e dos músicos Surma e Victor Torpedo. As letras foram escritas por Fausto Sousa e a música pertence ao coletivo, tendo sido escolhido o tema "Blues da Quinta" para primeiro single.