AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Há uma máquina que cerca o ódio e chegou a Sever do Vouga

Palcos

O Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga é a primeira paragem do projeto da Ondamarela “Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” onde, em conjunto com a comunidade local, se propõe abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade através de novas criações artísticas.

No próximo fim-de-semana, o CAE de Sever do Vouga apresenta um conjunto de actividades que decorrem de vários encontros entre artistas e diferentes comunidades locais que tiveram lugar no município durante o último mês. Uma oficina de criação, uma performance, uma curta-metragem e uma conversa vão dar corda a esta máquina que encontra na arte o combustível para desmontar e subverter ideias e sistemas. Num tempo em que a democracia e a justiça são tantas vezes colocadas em causa, a importância de reafirmar a sua intenção cívica é fundamental para procurar a compreensão mútua e fazer capitular o ódio.

A inspiração para este projecto vem do cantor e ativista norte americano Pete Seeger que, em 1969, inscreveu no seu banjo o lema que dá título ao projecto. O músico Samuel Martins Coelho, o fotógrafo e cineasta Carlos Lobo, a especialista em comunicação Maria Inês Santos e a consultora em comunicação e gestão cultural Maria Vlachou, são alguns dos nomes que fazem parte deste ciclo de programação em Sever do Vouga.

Esta Máquina segue depois viagem para o CAO – Ovar, onde novos intervenientes e novas comunidades farão girar as suas roldanas para cercar o ódio, forçá-lo a render-se e fazer nascer novas criações.

Programa arranca na sexta-feira

O programa prevê a realização, na sexta e no sábado (10h30), de uma oficina orientada por Ricardo Baptista e Nuno Machado. Também na sexta e no sábado, mas à noite (21h30) é apresentada “Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se”, com direção artística de Ricardo Baptista e Samuel Martins Coelho, com a comunidade local.

No domingo, pelas 16h00, é apresentada a curta-metragem VOGEL, que resulta de uma criação de Carlos Lobo e Maria Inês Santos, com a colaboração da comunidade local. VOGEL é uma deambulação pela juventude, a inquietação de não saber as respostas e o sufoco de não fazer perguntas. Sem julgamentos, a única sentença possível: a curiosidade. Inserida no projeto “Esta máquina cerca o ódio e força-o a render-se”, esta curta-metragem não responde. Pergunta.

Para encerrar o programa, haverá, pelas 17h00, uma conversa com moderação de Maria Vlachou. “Nesta conversa, partilhamos histórias e processos de trabalho, mas também valores, princípios que nos orientam”, é anunciado pela organização.

A Ondamarela encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projectos artísticos, sociais e educativos. Em actividade desde 2015, a empresa foi galardoada com o Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual.

Créditos da foto: Gonçalo Carvalho
Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.