Depois de dois anos de interregno, devido às contingências pandémicas, a animação à volta daquele que é um dos elementos identitários da Murtosa - a bicicleta – regressa com a edição 2022 da Primavera Ciclável – Festa da Bicicleta, organizada pelo município da Murtosa, em parceria com o tecido associativo local, que terá um cariz solidário com os refugiados da guerra na Ucrânia.
O tradicional passeio de bicicleta, para a toda a família, pelos trilhos ribeirinhos do coração da ria, terá lugar no domingo, dia 27 de março, com concentração no Parque Municipal da Saldida, às 9h00. A participação carece de inscrição prévia, com um valor simbólico de 5 euros, que reverte integralmente para o apoio aos refugiados da guerra da Ucrânia, através da comunidade de Aveiro da Igreja Ortodoxa, com o apoio local do ACDM.
Para além do mega passeio cicloturístico, a Primavera Ciclável – Festa da Bicicleta congrega, este ano, um conjunto de iniciativas, para todas as idades, ao longo de três dias.
Assim, no dia 25 de março, o Parque da Saldida recebe oficinas de reparação e afinação de bicicletas, dedicadas aos mais pequenos. Ao final da tarde, pelas 18h00, a COMUR-Museu Municipal recebe a apresentação oficial da edição 2022 da Rota do Coração da Ria em BTT, que acontecerá em setembro.
No sábado, dia 26 de março, às 16h00, o auditório da COMUR-Museu Municipal recebe a projeção do filme “A Alma de Um Ciclista”, do realizador Nuno Tavares, que mostra a paixão pela bicicleta em vários lugares do mundo e que contém imagens e depoimentos gravados na Murtosa. Depois da exibição do documentário, premiado internacionalmente, seguir-se-á uma conversa com o cineasta.
Finalmente, no domingo, dia 27, para além do passeio de bicicleta, o Parque da Saldida recebe, no período da tarde, uma exibição de BMX, skate e inline, que terá lugar no parque radical.
As inscrições para o passeio de bicicleta podem ser feitas on-line, em www.cm-murtosa.pt, ou presencialmente na Câmara Municipal e Casa das Gerações.