AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ílhavo prepara-se para ver nascer o Festival Papagaio

Artes

Bebés, crianças e famílias são o público preferencial do novo Festival Papagaio, um evento de artes performativas que vai nascer no primeiro fim-de-semana de abril na cidade de Ílhavo.

Composto por espetáculos, workshops e instalações concebidos a pensar naqueles públicos, o Festival Papagaio tem uma pré-estreia a 26 de março, no Museu Marítimo de Ílhavo, e ganha depois fôlego, a 2 e 3 de abril, nos vários espaços do complexo cultural da Vista Alegre, também em Ílhavo.

A programação assenta em diferentes projetos artísticos, o que garante desde logo variedade de conceitos e estéticas nesta viagem para levar os mais novos à descoberta do mundo das artes performativas.

O festival tem a sua génese no seio da WeTumTum - Associação Cultural de Desenvolvimento Artístico, um coletivo formado por jovens de diversas áreas ligadas ao setor cultural e criativo, nomeadamente músicos, formadores e performers com formação diversa na área artística e não só. Sediados em Oliveira do Bairro, têm levado bem além da Região Centro e também ao estrangeiro uma variedade de projetos artísticos desenvolvidos para o público infantil e famílias.

Com o "Papagaio", a WeTumTum aprofunda a sua missão e, contando desde logo com o apoio do projeto cultural "23 Milhas" da Câmara Municipal de Ílhavo, do Museu da Vista Alegre e da companhia de Teatro Ribalta, além de outros parceiros, pretende criar uma base de encontro para compositores, músicos, intérpretes e espectadores. O objetivo é levar os participantes a contribuir para a produção, apresentação e fruição de espetáculos, num registo 'não mainstream' e especificamente para bebés, crianças e suas famílias.

O pré-festival, a 26 de março, tem por tema “Há Mar” e consiste na estreia de um espetáculo vocacionado para idades entre os 3 meses e os 5 anos: entre peripécias e surpresas subaquáticas, crianças e pais são convidados a experimentar diferentes ambientes marinhos que se encontram ameaçados, mas que podem ser salvos por comportamentos sustentáveis.

Do Museu Marítimo, o festival bate as asas para o complexo Vista Alegre, onde o primeiro sábado de abril será preenchido com três espetáculos (seis apresentações) em torno de temáticas como a vida e a biodiversidade, a música ou o universo da fantasia. Haverá também três instalações e ainda quatro workshops, alguns dos quais ao ar livre.

No dia seguinte, o “Papagaio” conta novamente com instalações e workshops, além de mais quatro espetáculos (cinco apresentações) que focam a comunicação no mundo do bebé, o universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, as artes circenses e a animação de rua.

Aberto assim a todos os estilos, o evento aposta nessa característica como fator para estimular o público infantil e construir pontes entre as diferenças sociais, geográficas e culturais, criando por esse meio uma plataforma para o diálogo que visa o progresso no panorama cultural.

* Créditos da foto: João Versos Roldão
Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.