É já este fim de semana que Aveiro acolhe aquela que será a 5.ª edição do Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta, que teve a sua primeira edição em 2016 em Aveiro, por iniciativa e organização da Ciclaveiro. Tendo já passado por Lisboa em 2017, numa organização da Mubi, em 2018 por Guimarães, com a organização da GetGreen e, em 2019, em Braga, pela mão da associação Braga Ciclável, este é um encontro que tem vindo a marcar o panorama da mobilidade urbana em bicicleta em Portugal.
Nesta 5ª edição, a Ciclaveiro acolhe em Aveiro novamente o encontro nacional, que se estende de sexta-feira a domingo e pretende elevar o trabalho de cooperação e promoção da mobilidade urbana em bicicleta, dando mais “espaço” a novas ideias e projetos, descobrindo novas respostas aos desafios coletivos e permitindo, de forma coesa, aplicar essas ideias, projetos e respostas a uma escala nacional.
A abertura do encontro acontece amanhã, sexta-feira, a partir das 21h30, no Avenida Café-Concerto, com as apresentações de grupos e projetos inscritos em modelo Pecha-Kucha .
Sábado é dia de co-criação, estando o encontro marcado para a Casa da Comunidade Sustentável (sessão reservada a participantes inscritos). No domingo, entre as 10 e as 12h30, no Edifício Atlas, decorre a apresentação dos resultados do encontro (sessão aberta à comunidade).