O investigador norte-americano Bruce Lewenstein está em Aveiro para uma conversa aberta sobre “o passado, o presente e o futuro do envolvimento do público em ciência”. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 28 de março, às 15h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
“O envolvimento do público em ciência e em tecnologia tem muitos objetivos: informação, educação, mudança social. Por vezes esses objetivos reforçam-se mutuamente, outras vezes entram em conflito. Esta conversa vai explorar a História do envolvimento do público em ciência e identificar os principais modelos para cientistas e comunicadores de ciência terem em consideração no momento de planear projetos e atividades com público”, pode ler-se no comunicado, enviado pela Fábrica.
Autor de vários livros e artigos científicos mundialmente reconhecidos, Bruce Lewenstein, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, é especialista em comunicação de ciência e envolvimento de público em ciência. O investigador encontra-se em residência na Universidade de Aveiro desde o início da semana e até ao dia 2 de abril, na sequência da aprovação de uma candidatura da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro ao programa “Fulbright Specialists” para mobilidade de cientistas americanos.
Esta será uma open talk a pensar em jornalistas e outros divulgadores de ciência, estudantes universitários, investigadores, professores e educadores. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, por email, através do endereço fabrica.cienciaviva@ua.pt.