Mariana Miguel, artista multidisciplinar de Oliveira do Bairro, prepara-se para lançar o seu primeiro álbum de música original, “Piano Oceano”. No próximo dia 1 de abril, fará a sua apresentação num evento intitulado “Barro-Piano-Oceano”, a decorrer na Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro.
O trabalho foi gravado e editado no início de 2022, e é tocado exclusivamente no piano, com recurso a técnicas não convencionais e piano preparado, um termo cunhado pelo compositor John Cage há quase cem anos, que se materializa no recurso a objetos como borrachas, molas, pedaços de madeira, cartão, plásticos, e outros, para manipular os sons do instrumento, concedendo-lhe novos timbres e sonoridades.
O disco tem como inspiração as paisagens rurais da região, nomeadamente, a zona do rio Cértima, sua fauna e flora, bem como a água em todos os seus estados. E tem como referência o trabalho de compositores como Béla Bartók, John Cage e Helmut Lachenmann, e o músico e compositor Mário Laginha.
“Piano Oceano” parte de um projeto apoiado pelo município de Oliveira do Bairro, através do programa de apoio à cultura lançado em 2020, devido à pandemia.
O lançamento está agendado para o dia 1 de abril, às 21h00, na Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro, e incluirá a apresentação de duas obras videográficas produzidas pela artista, no âmbito do projeto, e uma conversa sobre o processo criativo.
* Créditos da foto: Telmo Domingues