AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Semana Santa celebrada de forma especial em Aveiro

Sociedade

A Câmara Municipal de Aveiro promove, de 9 a 17 de abril, a celebração da Semana Santa em Aveiro, com a realização de várias atividades de cariz cultural, desde concertos, exposições, roteiro dos templos e visitas guiadas. Destaque para o grande Concerto de Páscoa pela Orquestra Filarmonia das Beiras na Sé de Aveiro, no dia 13 de abril.

Por forma a valorizar o património organístico da cidade, centrado nos órgãos em funcionamento nas igrejas de Aveiro, serão realizados nos dias 9, 12, 13 e 16 de abril, quatro concertos de compositores portugueses, sempre às 17h30, com exceção para o dia 16, dia em que o concerto acontecerá pelas 15h30.

O programa “Órgãos de Aveiro” iniciará no dia 9, sábado, com o organista titular dos Clérigos Rui Soares na Sé de Aveiro. A 12 de abril, terça-feira, o concerto acontece na Igreja da Misericórdia com Paulo Bernardino, organista titular da Universidade de Coimbra. Na quarta-feira, dia 13, o concerto de órgão terá lugar na Igreja de Jesus com Gregório Gomes, organista titular da Sé do Porto. Este ciclo finaliza na Sé de Aveiro, a 16 de abril, às 15h30, sábado de Aleluia, com o concerto por Ricardo Toste e Ensemble Aveirenses Musicae.

Outra das propostas passa pelos Concertos da Semana Santa, que iniciam no dia 9 com “In Christum” pela Vox Angelis na Igreja da Vera Cruz. No dia 10, domingo de ramos, o concerto será dinamizado por Iberina Ensemble na Igreja de Santo António. Dia 11, segunda-feira, a proposta recai para Cantos da Quaresma pela Sons Vadios na Igreja das Barrocas. Na terça-feira, dia 12 a Banda Sinfónica de Aveiro apresentará “Via Crucis” na Igreja do Carmo. Este ciclo termina com Gonçalo Lélis (violocenlo) e Francisco Lourenço (Violeta) no dia 16 de abril na Igreja das Carmelitas.

Do programa consta, ainda, o Concerto ao Entardecer com a Associação Musical e Cultural de São Bernardo às 17h30 do dia 10 de abril na Igreja do Seminário de Santa Joana Princesa.

Quinta-feira Santa, 14 de abril, a Igreja da Misericórdia será palco de “Stabat Mater” pelo Ensemble de Música de Aveiro na Igreja da Misericórdia.

Artes no Canal e artesanato

No fim de semana, 9 e 10 de abril, terá lugar a edição especial de Páscoa do Artes no Canal, das 9h30 às 19h00, com atividades na Rua Direita, Praça Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Christo, Largo do Mercado Manuel Firmino e outros espaços.

De 9 a 17 de abril, das 10h00 às 19h00, decorrerá no Mercado José Estevão a Edição Páscoa de Artes e Ofícios de Aveiro – Artesanato ao Vivo.

Por fim, a celebração cultural da Semana Santa oferece a possibilidade de visitar gratuitamente as Igrejas de Aveiro, património histórico de relevância, nos dias 13, 14 e 16 de abril. No dia 15, serão promovidas visitas comentadas à Iconografia da Paixão das Coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana.

Do programa consta ainda a Procissão do Enterro do Senhor no dia 15 de abril, sexta-feira santa. “A Procissão das Cinzas de Aveiro” estará patente nas Igrejas germinadas de Santo António e São Francisco. Trata-se de uma mostra evocativa promovida pela Câmara de Aveiro e Fraternidade Secular de Aveiro.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.