Já é conhecida a decisão final: Ribau Esteves não é candidato à liderança nacional do PSD. O anúncio foi feito ao final da manhã desta segunda-feira, na sede da comissão concelhia de Aveiro, local estrategicamente escolhido pelo presidente da autarquia aveirense, de forma a assinalar "a luta, que levou nove anos, para entregar o PSD de Aveiro a gente boa" - o edil referia-se à oposição que teve de enfrentar e que só terminou com a recente vitória de Simão Santana para a liderança daquele órgão.
Depois de avaliar a situação política do partido e auscultar os militantes, Ribau Esteves diz não ter conseguido, neste espaço de tempo, estruturar uma "equipa de combate para ganhar as eleições" agendadas para 28 de maio. Atendendo a que não lhe interessa concorrer "para marcar posição" ou "ser notícia", realçou, o autarca aveirense decidiu ficar de fora.
Outra das certezas já deixadas passa pela garantia de que não irá apoiar a candidatura de Luís Montenegro. Aguardará pela decisão de outros potenciais candidatos para anunciar um eventual apoio.