No Dia Nacional do Ar, 12 de abril, o Município de Estarreja promove a conferência “Estarreja e o Ar – Avaliar e Interpretar”, inserida no “Compromisso Verde” assumido na agenda local da autarquia, com início às 9h30, no Cine-Teatro de Estarreja. A iniciativa mobiliza diferentes intervenientes - CCDRC, APA, Universidade de Aveiro, PACOPAR - para um momento de reflexão e de debate sobre a monitorização da qualidade do ar no território estarrejense.
A qualidade do ar é fulcral na qualidade de vida de todos. Com esta conferência, pretende-se aumentar o conhecimento da população estarrejense sobre esta temática, contribuindo para uma leitura fidedigna da situação no concelho.
“Esta conferência tem como principal objetivo aumentar o conhecimento sobre o nosso território, concretamente sobre a forma como devem ser lidos e interpretados os dados provenientes da estação de monitorização da qualidade do ar em Estarreja, promovendo, de forma transparente, consciente e responsável, comportamentos que contribuam para a correta divulgação da informação e da real situação da qualidade do ar em Estarreja, anulando quaisquer dúvidas e falsas interpretações que possam existir”, explica Isabel Simões Pinto, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja.
Na perspetiva da autarca, “é absolutamente essencial e urgente elucidar a população Estarrejense e o país sobre este tema, numa abordagem isenta por parte da comunidade científica e das entidades competentes pela monitorização dos diferentes parâmetros da qualidade do ar”.
Estarreja tem vindo a trabalhar a economia verde e está atenta aos desafios da sustentabilidade ambiental e energética. “O ambiente e a sustentabilidade ambiental são eixos estratégicos que norteiam a atuação da Câmara Municipal, ao longo das últimas décadas. Queremos assinalar o Dia Nacional do Ar com uma reflexão em torno da temática da qualidade do ar, inserida no “Compromisso Verde” do município”, conclui.
Distinguido com a bandeira ECO XXI, o município de Estarreja é reconhecido pelas suas preocupações ambientais e tem conseguido dinamizar o binómio economia-ambiente através de diferentes plataformas, iniciativas, ações de sensibilização da população e projetos culturais.