A dança contemporânea está de regresso ao Cineteatro Alba na noite de 21 de abril com “It’s a long yesterday”, desenvolvido no âmbito do projeto de incentivo à criação Palcos Instáveis. O espetáculo tem início às 22h00, com entrada gratuita, mediante o levantamento de ingresso e a lotação da sala.
“It’s a long yesterday” é um exercício sobre o desejo, a fratura e a multiplicação. As artistas Carminda Soares e Maria R. Soares são movidas pelo propósito pessoal e íntimo de trabalhar sobre a sua condição de irmãs gémeas – e do que isso representa para elas – como ferramenta de investigação, para refletir sobre a potencialidade de um corpo impreciso, porque múltiplo. Assim sendo, partem de um conceito sempre presente no seu universo biográfico – a semelhança. Conceito por si só dúbio, já que aquele que é semelhante não é igual nem diferente, mas é colocado num espaço intermédio entre os dois opostos.
Semelhança não é mais do que um espaço de indefinição, de anonimato, e por isso mesmo um lugar de abertura para múltiplos sentidos e significados. “It’s a long yesterday” situa-se nesse lugar intermédio: entre o igual e o diferente, entre o uno e o múltiplo, entre um gesto de amor e um gesto de ódio.
* Créditos da foto: Alberto Seixas