AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Concertos, masterclasses e concurso preenchem o Campus Jazz 2022

Artes

O Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro refresca, em 2022, a linha condutora que esteve na origem da primeira edição, promovendo o jazz, evidenciando as competências e valências da Universidade em termos de formação, investigação, mediação e divulgação cultural. Em simultâneo, traz à região relevantes nomes nacionais e internacionais do jazz para concertos, palestras e workshops, mas prevendo ainda mostras de escolas e o Concurso Internacional dirigido a novos ensembles. As atividades vão decorrer de 30 de abril a 24 de junho.

A organização não esquece a difícil situação que se vive no leste da Europa e, em conformidade, a receita de bilheteira do Campus Jazz, em 2022, vai reverter para a ajuda humanitária às vítimas do conflito na Ucrânia, apoio que será encaminhado através do Consulado da Ucrânia no Porto.

A componente performativa desta edição do Campus Jazz é central, mas não pode dissociar-se de um processo de trabalho que a UA desenvolve por via das atividades de formação e investigação, através do Centro de Estudos de Jazz, do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) e do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA). Promovem-se grandes espetáculos em auditório e ao ar livre e também momentos de interação direta, de trocas de experiência e contacto entre diferentes gerações do jazz, através das masterclasses, workshops, concursos e conversas. A abrangência geográfica e regional do programa passa ainda por mostras de escolas, trazendo jovens músicos em formação na Branca, em Coimbra e em Aveiro.

O Campus Jazz de 2022 traz a Aveiro e à região, em particular, às cidades parceiras da UA (Águeda, ílhavo e Oliveira de Azeméis), grandes nomes do jazz nacional, como é caso de Carlos Bica & Azul, e também da cena internacional, sendo disso exemplo o goês Braz Gonsalves e a estrela norte-americana em ascensão, Philip Dizack. Braz Gonsalves é um mestre do saxofone que criou uma original fusão entre os ragas indianos e o jazz e se apresenta neste concerto com a mulher e o neto e ainda com o convidado especial Gonzaga Coutinho, de origem goesa e residente em Portugal, acompanhados por jovens músicos portugueses do Hot Club Portugal. Philip Dizack, trompetista norte-americano, é considerado um dos mais relevantes trompetistas da sua geração e, em 2007, foi incluído pela revista especializada Downbeat na lista dos 25 “Trompetistas do Futuro” (“Trumpet Players for the Future”). Em 2019, Dizack juntou-se ao quarteto do israelita Shai Maestro gravando o aclamado álbum “Human” para a ECM, de Manfred Eicher.

Carlos Bica foi um dos intervenientes em 2005 na primeira edição dos Festivais de Outono, também promovidos pela UA, e regressa 18 anos depois para este evento inteiramente dedicado ao Jazz.

O Concurso Internacional de Jazz da UA na sua primeira edição foi um sucesso em termos da qualidade e do número de ensembles participantes, mas também em termos do impacto nacional pelos contactos e interesses institucionais que despertou, estando a ser firmadas colaborações entre a UA e alguns dos melhores festivais do panorama jazzístico português onde o ensemble premiado virá a ter palco.

O Campus Jazz 2022 tem o apoio das câmaras municipais de Ílhavo, de Oliveira de Azeméis e do programa American Corners Portugal da Embaixada dos Estados Unidos da América. Mais em: https://www.ua.pt/pt/campusjazz .

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.