AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Docente da UA cria banda sonora para nova série de César Mourão

Artes

João Martins, docente no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), compôs a banda sonora original da nova minissérie de César Mourão, “Volto já”. Além da composição, o músico foi ainda responsável pela produção, arranjos e gravação de alguns instrumentos. Disponível desde 19 de maio, a série pode ser vista na OPTO, plataforma de streaming da SIC.

Além da composição, da produção e dos arranjos, o músico foi também responsável pela gravação de vários instrumentos em estúdio: saxofone, piano, clarinete e vozes. João Martins conta que este foi um “processo articulado com os argumentistas, realizador, produtor e editor, para que a banda sonora conseguisse ser um elemento importante em toda a narrativa do projeto”. A seu lado teve uma equipa de músicos, a quem agradece o talento.

 

Desde 2016 que João Martins tem vindo a trabalhar com o humorista, nomeadamente no remake do filme “A Canção de Lisboa”, onde foi arranjador e produtor musical, e, mais recentemente, na série “Esperança”.No final do ano passado, João Martins foi convidado para “criar os arranjos para uma canção da autoria de César Mourão, que fará parte do seu primeiro trabalho a solo como cantautor”. Na sequência desse convite, o músico acabou por ser desafiado “a criar uma banda sonora original para este novo projeto” do humorista.

 

 

A inspiração, João Martins foi buscá-la ao guião da série. À medida que o ia lendo, o músico “ia criando um imaginário sonoro associado a determinados momentos de narrativa, que se transformavam em peças musicais”. Além do guião, o trabalho de outros compositores também serviu de inspiração. Walter Murphy, responsável pela banda sonora da série “Family Guy”, e Ron Jones, compositor de “American Dad” foram algumas delas.

 

João Martins cresceu no seio de uma banda filarmónica -Filarmónica Banda Vaguense- e foi também neste ambiente cultural que encontrou alguma da sua inspiração para compor a banda sonora de “Volto já”, cuja história retrata o dia-a-dia de uma loja tradicional e centenária na cidade do Porto e, por isso, com uma forte ligação à cultura e tradições portuguesas. João Martins refere ainda que apesar de desafiante, este foi um trabalho inédito no seu percurso profissional e que muito gosto lhe deu fazer.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.