A largada aconteceu este sábado, em Vila Real de Santo António, dando início a uma viagem que irá percorrer a costa portuguesa em direção à Galiza. O cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago envolve várias embarcações, incluindo a caravela Vera Cruz (na foto), e tem passagem assegurada pela região.
A chegada das embarcações à Ria de Aveiro está prevista para o próximo sábado, dia 4 de junho, a partir das 17h00. A primeira a chegar será a Caravela Vera Cruz, que ficará atracada no Porto Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré - no domingo, dia 5, a Caravela Vera Cruz estará aberta a visitas -, anuncia o município de Ílhavo.
As embarcações que integram este cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago passarão por nove portos portugueses e três galegos, ao longo de 17 dias.
Segundo explicou à agência Lusa António José Correia, da Fórum Oceano - Associação de Economia do Mar, este cruzeiro será o “primeiro teste” de um projeto que visa criar, por mar, uma estrutura de apoio que permita a qualquer pessoa percorrer a costa portuguesa rumo a Santiago de Compostela, na região espanhola da Galiza."
O percurso definido pelas entidades promotoras do projeto pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da Barca de Pedra que, segundo reza a lenda, transportou o corpo do santo peregrino desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella (Compostela), na Galiza.