AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Petição apela à continuidade do Avenida Café-Concerto

Artes

Ao início da tarde desta quinta-feira, já mais de 300 pessoas tinham manifestado o seu apoio a uma petição pública que defende a continuidade do Avenida Café-Concerto, espaço cultural que irá, em breve, fechar portas. O projeto que ali vem sendo dinamizado não resistiu à pandemia, nem à especulação imobiliária.

“O Avenida Café-Concerto reinventa o papel do edifício, como símbolo cultural da cidade, e cria um espaço onde artistas e atores culturais se envolvem com o seu público, contribuindo assim à evolução do património aveirense. Durante os seus quatro anos de funcionamento, o Avenida Café-Concerto tornou-se num espaço que acolhe todas as formas de cultura, dando as boas vindas à dançarinos, cineastas, poetas e donos da palavra escrita, músicos e compositores, fotógrafos e pintores, trazendo de forma constante a diversidade cultural do mundo e celebrando os artistas locais”, é destacado na petição pública.

Os promotores deste documento entendem que “permitir a privação à cidade de um espaço de cultura e comunidade como o Avenida Café-Concerto é não apenas desolador nesta altura em que a cidade é candidata à capital da cultural 2027, mas uma contradição aos critérios desta promoção”.

Nesse sentido, é proposto que “a Câmara Municipal de Aveiro, em trabalho conjunto com o Avenida Café-Concerto e proprietários do local, tentem encontrar um meio termo de comunhão de forma a encontrar maneiras de manter este espaço aberto à comunidade”, frisam. “Este seria o maior testemunho de que a aspiração de ser chamada de Capital Cultural Europeia não é apenas uma questão de rebranding, mas de compromisso e participação reais, a fim de tornar a cultura aveirense em uma verdadeira força criativa, que pode contar com o apoio do seus eleitos e órgãos políticos e administrativos”, vincam.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.