Foi a 5 de julho de 1990 que foi assinada a escritura pública da constituição da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA), que comemora, assim, este ano o seu 32.º aniversário.
Para celebrar esta efeméride e o Dia do Antigo Aluno de 2022 a AAAUA organiza um programa de quatro dias, de 2 a 5 de julho, que inclui a institucionalização do Conselho Consultivo, uma Alumni Talks a realizar, pela primeira vez, na Escola de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e um jantar de gala a decorrer no Parque de Ciência e Inovação (PCI) - no decurso do qual serão entregues os novos títulos de Sócio Honorário.
Pedro Oliveira, presidente da AAAUA, observa que este “é um programa abrangente, que marca o regresso destas comemorações ao regime presencial e onde esperamos ter forte adesão da comunidade de antigos alunos”, mas, igualmente “de pessoas que não sendo antigas alunas da UA mantém uma relação laboral ou afetiva com a Universidade de Aveiro, sendo por exemplo seus docentes, investigadores, funcionários ou bolseiros”.
Do programa de dia 2 de julho, para além do jantar de gala no PCI, consta ainda a possibilidade de ter uma experiência de vela, em articulação com o Sporting Clube de Aveiro, e um encontro de futebol de 7 a decorrer no Campo do Crasto. No dia 3, o programa prevê um passeio de lancha entre Aveiro e a Murtosa, com um almoço em regime de piquenique.
Pedro Oliveira destaca que, no dia 4, a AAAUA “cumpre um dos seus propósitos, formalizando o seu Conselho Consultivo, órgão que contará com representação de autarquias, associações empresariais, forças vivas da região, os presidentes dos atuais órgãos sociais e os antigos presidentes da associação”.
Para dia 5, está previsto um Alumni Talks a realizar na ESTGA, como forma “de evidenciar a relevância do ensino politécnico, que contará com antigos alunos da escola como oradores”. O dia encerra com um convívio no Padel Break, o primeiro parceiro que a AAAUA terá na cidade de Águeda” aponta Pedro Oliveira que “apela à participação nos vários momentos deste evento importante da vida da Associação de Antigos Alunos” pois considera que essa mobilização “contribuirá para impulsionar uma nova dinâmica na comunidade de antigos alunos”.