Esta sexta-feira, a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a estreia nacional e única exibição em Portugal de “Antípodas”, espetáculo de novo flamenco das gémeas chilenas Florencia Oz e Isidora O’Ryan.
Partindo da premissa de Julio Ramón Ribeyro, de que “todos nós temos um duplo que vive nos antípodas”, o espetáculo começa por se focar nesse espelho embrionário, na união física e afetiva destas irmãs, através de música tocada, no violoncelo, por Isadora O’Ryan, e da dança, através do corpo de um dos nomes mais importantes do flamenco contemporâneo na Europa: Florencia Oz. Entre cordas, vozes, gestos e movimentos, este diálogo poético evoca memórias e sonhos futuros e questiona o amor e os seus limites. Onde termina uma e começa a outra?
Florencia Oz foi a primeira vencedora não espanhola a vencer o Prémio Nacional de Arte Flamenco de Córdoba. A chilena vive em Sevilha desde 2007 e faz parte da Companhia de Bailado de Andaluzia.
“Antípodas” arranca às 21h30 desta sexta-feira, 24 de junho, na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam 6 euros e estão à venda nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo, da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, no site da BOL.
Oficina de construção de um relvinhas
O jardim do espaço Planteia, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, volta a acolher atividades para as famílias.Este domingo, há uma oficina de construção de um Relvinhas, a que se dá vida através de terra, sementes, uma meia e a imaginação dos participantes, tudo para perceber as necessidades das sementes para germinar.
Além disso, os Jogos Ganhar Futuro, dos Jogos do Helder, regressam para desafiar os mais novos e os seus familiares a brincar e a aprender, sem deixar de lado questões de sustentabilidade, ambiente, biodiversidade ou poluição.A oficina arranca às 10h30, é gratuita e requer inscrição através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.