AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

AgitÁgueda 2022 garante 23 dias de muita diversão. Programa arranca este sábado

Região

Está quase a começar o AgitÁgueda 2022 (de 2 a 24 de julho), com uma programação ambiciosa, que traz grandes nomes da música nacional e internacional, dirigido a vários tipos de públicos, para além de todo um conjunto de animação de rua (como o Carnaval Fora d’Horas, o Color Day, o Mad Parade, Videomapping), a Feira de Artesanato, as Estátuas Vivas, a arte urbana, sem esquecer as atividades desportivas e lúdicas, bem como a instalação dos guarda-chuvas coloridos, a imagem de marca de Águeda. Uma das grandes novidades este ano é a colocação de uma piscina fluvial.

“A irreverência e a capacidade de surpreender está no ADN deste festival que nos orgulha a todos”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, durante a apresentação do evento, no Centro de Artes de Águeda. Lembrando os números do impacto económico – que aponta para um retorno de mais de 8 milhões de euros –, o edil declara que “o saldo é francamente positivo”, a que acresce “o papel que o AgitÁgueda tem na transformação da imagem da cidade, reconhecida internacionalmente e profusamente copiada em todo o mundo”.

Celebra-se, em 2022, dez anos de criação da instalação urbana dos guarda-chuvas. Para além da Rua Luís da Camões, apontada por diversos organismos e media internacionais de referência como “uma das ruas mais bonitas do mundo”, são várias as ruas, tanto na parte “alta” como “baixa” da cidade, que recebem estas instalações, que incluem outras formas artísticas de decoração dos “céus” da cidade.

Na área musical, a par dos grandes nomes nacionais e internacionais (como Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Guano Apes e Alphaville), o AgitÁgueda aposta na promoção de bandas emergentes que têm “aqui um palco para atuar e se afirmar no panorama musical nacional”, apresentando um cartaz que promete “grandes espetáculos e aquecer ainda mais as noites de verão”.

Uma das novidades este ano é a piscina fluvial, que vai estar disponível nos meses de julho e agosto, sendo esta uma das iniciativas relacionadas com a fruição do rio, a que se junta a disponibilização de diversos equipamentos, como gaivotas e canoas, entre outros.

De referir que o AgitÁgueda é um evento inclusivo, promovendo a facilidade de acesso para as pessoas com mobilidade reduzida e mantendo, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, a tradução de alguns concertos em Língua Gestual Portuguesa.

Toda a programação do festival inicia a 1 de julho, com a Silent Party, terminado no dia 24 com o espetáculo dos Insert Coin. Pelo meio, são 23 dias de muita diversão, arte e cultura (nas suas mais diversas expressões), bodypainting, animação de rua, desporto, turismo, artesanato e gastronomia.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.