AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Espetáculos, animação e descontos nas lojas: as festas da Vista Alegre estão de volta

Sociedade

A Festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da Vista Alegre, em Ílhavo, está de volta. Entre os dias 1 e 4 de julho, Ílhavo veste-se de gala para as festividades que têm como cenário um dos locais fabris mais emblemáticos da Europa – o complexo da Vista Alegre.

O ponto alto do programa é o concerto de sábado, 2 de julho, às 22h00, com Miguel Araújo e Tiago Nogueira. A celebrar 10 anos de carreira a solo, Miguel Araújo é um dos mais acarinhados artistas portugueses da atualidade. Quanto a Tiago Nogueira, é uma das vozes e autor de grande parte dos temas da banda sensação “Os Quatro e Meia”. Os dois músicos juntam-se, agora, em palco, pela primeira vez, para um espetáculo inédito em que percorrerão os reportórios de ambos, sem esquecer alguns temas de artistas que admiram, mostrando assim ao público as suas referências comuns.

As festividades iniciam-se na sexta-feira, dia 1 de julho, com uma cerimónia religiosa - a oração do terço - às 18h00. Mais tarde, a arruada pelas ruas do antigo Bairro Operário e no Largo da Fábrica, anunciam, alto e bom som, o arranque da animação popular. Este primeiro dia encerrará a partir das 21h30 com a comédia “Criada para todo o serviço”, espetáculo cénico levado à cena pelo Grupo Teatro Ribalta, no Teatro Vista Alegre. Os bilhetes custam 5 euros e podem ser adquiridos na Casa da Cultura, em Ílhavo, ou em bol.pt .

No sábado, as festividades iniciam-se às 10h00 com o momento simbólico do hastear da bandeira da fábrica da Vista Alegre. O programa reserva o período entre as 10h30 e as 18h30 para inúmeras atividades. No espaço da antiga creche e no Largo da Fábrica, decorrerão os “Jogos do Hélder”, jogos tradicionais e interativos, vocacionados para toda a família. O “senhor sabão” é um espetáculo itinerante com uma forte componente de animação de rua deambulante que recria o imaginário e a memória dos vendedores ambulantes, que usavam a bicicleta como meio de transporte e como local de venda.

Pelas 15h30 iniciar-se-á o Torneio Triangular de Futebol, escalão de veteranos, no Campo de Futebol Municipal Vista Alegre, com o jogo entre o Sporting Club da Vista Alegre e o Futebol Clube do Porto Vintage, prosseguindo às 17h00 com o desafio entre o Futebol Clube do Porto Vintage e o Leixões Sport Clube, e encerrando às 18h30 com o embate entre o Leixões e o clube da casa. Às 16h00, as luzes apontam de novo para o Teatro, uma vez que a Escola Teatro Ribalta – Teatro Infantil Vista Alegre, subirá ao palco para apresentar a peça “Anda tudo Maluco”.

Para a manhã de domingo, a Festa da Vista Alegre reserva atividades para toda a família, incluindo insufláveis para os mais novos, e com destaque para a “Academia Mini Rodas e Cicloficina” - trata-se de uma ação que visa ensinar de forma lúdica e pedagógica os mais novos a andar de bicicleta, havendo especialistas com dicas sobre mecânica simples das duas rodas. A missa em honra de Nossa Senhora da Penha de França será celebrada na Capela da Vista Alegre às 16h30 e terá o acompanhamento do Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo. Em seguida a tradicional procissão irá percorrer as ruas da Fábrica e do Bairro Operário, acompanhada pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (Música Nova). Para domingo, o programa reserva ainda o concerto de EDEVEZ, às 22h00. Este projeto musical nascido e criado em Ílhavo vai buscar inspiração à língua portuguesa e às gerações rock-musicais dos anos 70 e 80. A entrada é livre. As festividades terminam na segunda-feira, às 18h00 com Dj BLITZ a animar o final de tarde na Vista Alegre.

Como manda a tradição, durante os quatro dias de festa serão vendidas peças da Vista Alegre com preços especiais. De sublinhar, ainda que, durante a festa, as lojas da Vista Alegre, da Bordallo Pinheiro e Outlet, em Ílhavo, estarão com descontos de 30, 20 e 10%, respetivamente (exceto edições limitadas, numeradas, edições especiais, e produtos que já se encontram em promoção).

Para além dos pontos do programa já apresentados, a Festa Vista Alegre incluirá várias atividades que decorrem em contínuo: gastronomia regional, rifas, visitas com entrada livre à Capela de Nossa Senhora da Penha de França (entre as 9h00 e as 23h00), monumento nacional, e ao Museu Vista Alegre (entre as 10h00 e as 20h00) com 50% de desconto na aquisição do ingresso. Esta visita inclui entrada na oficina de pintura manual, sendo assim possível observar, ao vivo e em detalhe, os pintores da fábrica.

As “Oficinas feito por si”, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 19h00, esperam os participantes no Serviço Educativo do Museu. Tratam-se de oficinas de pintura e modelação porcelana para todas as idades. A inscrição é feita no local e sujeita ao pagamento de 7 euros por pessoa, limitada, contudo, às vagas existentes.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.