AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Santa Maria da Feira: “Artes em Itinerância” chega a todo o concelho

Artes

De 8 de julho a 8 de dezembro, as artes vão estar em itinerância por todo o concelho de Santa Maria da Feira. Serão 33 dias de programação com 42 apresentações de iniciativas que dão forma e conteúdo à edição de 2022 do projeto de descentralização cultural “Artes em Itinerância” que, este ano e pela primeira vez, chega às 21 freguesias, abrangendo todo o concelho.

O “Artes em Itinerância” integra, este ano, na sua programação um conjunto diversificado de espetáculos, de diferentes géneros musicais, desde o clássico ao reggae, passando pelo fado até à música de inspiração medieval. Nesta itinerância, incluem-se ainda outras artes, como o cinema ao ar livre, o teatro com apresentações em palco, visitas encenadas ou recriações históricas, preparadas para locais distintos e surpreendentes, como as margens do rio Uíma, ou os parques, jardins, igrejas, museus e monumentos de Santa Maria da Feira, estabelecendo pontes entre a cultura, o território e as suas gentes.

Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promove o projeto “Artes em Itinerância”, levando artistas e espetáculos a diferentes espaços do concelho, num formato de itinerância sazonal que pretende fomentar o acesso e proporcionar novas oportunidades de fruição cultural no território.

A criação da dupla multidisciplinar Elisabete Souza e Diogo Martins, Monitória, marca o arranque deste projeto de descentralização cultural, no dia 8 de julho, às 22h00, no Imaginarius Centro de Criação, em Santa Maria da Feira. A performance Monitória, dirigida a maiores de 16 anos, nasce de uma inquietação relativa àinteriorização do controlo e vigilânciasobre os corpos, ações e intenções físicas e digitais, procurando desvelar as engrenagens que os definem e expor técnicas e estratégias de disfarce. A entrada é gratuita, mas de inscrição obrigatória em https://bit.ly/Monitoria8jul (iniciativa limitada a 20 participantes).

Ainda em julho, o roteiro do “Artes em Itinerância” propõe um concerto com Richie Campbell, no dia 16, no Parque de Lazer de Argoncilhe, que marca igualmente o encerramento dos SMF Youth Days. A música de inspiração medieval, interpretada pelos Khem, animará, no fim de semana de 23 e 24 de julho, o átrio da Igreja S. Salvador, em Fornos, e o Largo da Igreja, em Escapães. Para os dias 29 e 30 e no âmbito dos Trilhos Culturais, a proposta inclui um trio de fado com violoncelo que, no Jardim de Amália, fará a justa homenagem a esta diva, convidando, depois, os participantes a vaguearem pelas margens do Uíma, numa viagem sonora até Pigeiros.

O programa completo do Artes em Itinerância está disponível em www.cm-feira.pt/artes-em-itinerância

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.