AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

26.º Festival de Cinema “AVANCA 2022” está a chegar

Artes

A 26.ª edição do AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia arranca já esta sexta-feira, dia 22, e as competições internacionais entre 27 e 31 de julho, sob o mote “Deslocados”, fio condutor para uma programação com a exibição de 134 filmes, entre longas e curtas metragens, vindas dos cinco continentes.

Refugiados, migrantes, retornados, foragidos e até degredados, proscritos e apátridas, o AVANCA 2022 dá visibilidade aos grandes movimentos de deslocação de pessoas em tempo de conflitos desmesuradamente armados como os vividos na Síria, na Ucrânia ou em África. “Este festival é também o reflexo de que a produção cinematográfica munidal também se preocupa com estes “deslocados”. Não é propriamente um tema, mas é um olhar e uma preocupação que obviamente está presente em muitos filmes que foram selecionados para este ano”, contou Costa Valente, diretor do AVANCA.

“Nowhere People”, do cineasta chinês Zhandong MA, dada a sua singularidade, é destaque na programação. Rodado durante 16 anos e com uma duração de 4h15, é exibido em estreia mundial no Festival, e aborda a política, a história, as drogas e a forma como os indivíduos do "Triângulo Dourado" se defendem após a proibição do cultivo das drogas.

CTE é palco do arranque do AVANCA 2022

Esta terça-feira, em conferência de imprensa, a Câmara Municipal de Estarreja e o Cine - Clube de Avanca apresentaram a edição de 2022 da iniciativa, que contempla sessões competitivas, conferências, workshops e oficinas de criação fílmica, no ano em que comemora um quarto de século.

O pontapé de saída é no Cine-Teatro de Estarreja, esta sexta-feira, dia 22, às 21h30, com a exibição do filme-concerto "DENTRE", o novo projeto do realizador e compositor Joaquim Pavão. A película desenrola-se através de um diálogo entre três músicos e um registo cinematográfico e aborda a questão da violência psicológica e emocional latente no dia-a-dia.

Neste dia será apresentada a primeira versão do filme-concerto; uma vez que a cada apresentação se exibem novos trechos de um filme que está paralelamente em rodagem e edição, com diferentes abordagens musicais. É no encontro entre músicos, projeção e público que se faz a prova dos materiais e se apura a forma daquele que será o objeto artístico final. Costa Valente explicou que “vamos continuar a rodar o filme durante o festival, porque a ideia é que a versão final chegue aos cinemas em 2024. Portanto vamos ter mais dois anos de rodagem.”

Casa da Cultura recebe exposição ligada ao cinema

No dia 30 de julho, às 16h00, será inaugurada a exposição “AVANCA 2022 – Coletivo de Imagens” com curadoria de Olga Santos. A 26.ª edição do Festival é o pretexto para um coletivo de artistas apresentarem as suas obras num contexto repleto de imagens, que convivem sem precedentes com um público exigente. Imagens que se repetem no ambiente cinematográfico em que a fotografia e a arte digital andam de mãos dadas. Estará patente até dia 21 de agosto na galeria da Casa da Cultura.

O AVANCA é uma coorganização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja, e conta com o apoio Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Ministério da Cultura, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., da Entidade de Turismo do Centro de Portugal, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento de Escolas de Estarreja, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

AVANCA 2022 em números:

134 filmes em exibição

30 estreias mundiais

59 filmes com estreia em Portugal

19 filmes realizados por realizadores com menos de 30 anos

14 filmes realizados por realizadores com mais de 60 anos

31 países com filmes em exibição

26 filmes portugueses em exibição

120 comunicações

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.