AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

MOUVA diz adeus ao verão, este domingo, na Praça de São Pedro

Região

Neste domingo a Praça de São Pedro, na Palhaça, acolherá a sexta e última edição de 2022 do MOUVA - Mercado de Objetos Usados, Víveres e Artesanato. Além das compras, vendas e trocas, haverá um mini-concerto do cantautor Moses Christopher (na foto), um piquenique no jardim, uma aula aberta de pilates, uma oficina de pulseiras e a exposição de fotografias “Encontros de Água”.

“Se não esteve nas edições anteriores, ainda vem a tempo de conhecer o nosso mercado e as nossas atividades culturais e desportivas. Se já marcou presença, apareça na mesma porque cada edição é irrepetível”. O convite é dos Amigos do MOUVA, um grupo informal de cidadãos da Palhaça e arredores que reabilitaram um mercadinho que desde 2009 procurou que a icónica Praça de São Pedro se afirmasse como “mais do que um lugar de passagem, uma sala de estar, um espaço público vivo e vivido”.

No MOUVA todas as atividades extra-mercado são gratuitas e, tirando uma ou outra oficina mais focada nas crianças, para todos os públicos. É mais uma vez o caso da edição de setembro, que se quer “relaxada, de convívio e aproveitamento dos últimos ‘raios de sol’ do verão”. A marca a despedida à época estival, haverá, entre as 10 e as 17h, espalhados pela praça chapéus para proteger do sol os visitantes e vendedores que quiserem fazer um piquenique com a família, amigos e concidadãos pelas 13h15 no relvado do jardim, “até porque a praça é de todos que se apropriarem dela”. Também haverá uma zona de lazer, com jogos tradicionais (matraquilhos, petanca, corda, andas, etc.) à disposição de quem destes quiser tirar proveito.

Programa variado, do pilates à música

Quanto ao programa oficial, arranca com uma aula aberta de pilates no jardim oferecida pelo fisioterapeuta palhacense Joel Geraldo (10h15) e com a exposição coletiva de fotografia “Encontros de Água” em torno das paisagens de Aveiro e arredores, de Sérgio Carvalho e Jonnathan Julião, que se estenderá até ao encerramento das cerimónias no interior do Coreto (10-17h). Esta exposição foi pensada nos rios e laguna de Aveiro, vivenciando alguns costumes da zona de Aveiro através das pessoas, que ainda hoje laboram e/ou recriam cenas históricas.

Ainda de manhã, pelas 11h45, Noa Castro ensinará aos interessados por manualidades a fazer pulseiras de missangas sem quaisquer custos para os aprendizes. Já à tarde, após um descontraído piquenique comunitário “para o qual estão todos convidados a aparecer com um pequeno farnel”, as festas terminam com um mini-concerto a voz e guitarra do cantautor luso-americano Moses Christopher, que vem de Ílhavo para contagiar os presentes com rock, reggae, pop e jazz e dizer “adeus ao verão” e ao MOUVA deste ano com boas vibrações no ar.

Christopher é um cantor-compositor, músico, e produtor luso-americano atualmente a morar em Ílhavo, que navega várias águas – blues, jazz, reggae e rock, entre outras. Em 2015, o nosso convidado recebeu o prémio de Melhor Novo Talento pelos International Portuguese Music Awards com o single "Worst Enemy". Já em 2021, recebeu mais dois galardões pelos IPMA Awards com as músicas “Voar” e “Magic Of The Moment”. Com vários singles e colaborações lançados, o Moses Christopher lançou recentemente o EP “Perception”.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.