De 7 a 11 de agosto, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, serve de palco e de cenário a um dos maiores festivais gastronómicos do país, o Festival do Bacalhau. Durante cinco dias, o “fiel amigo” é celebrado com a dedicação e saber culinário de 14 associações locais (dez restaurantes, duas padarias de Vale de Ílhavo e dois bares).
Nesta que será já a 12.ª edição, o Festival do Bacalhau volta a apostar num cartaz que vai muito para além dos prazeres da mesa. De manhã à noite há showcookings, degustações, concursos, oficinas, mostra de artesanato, circo e teatro de rua, atividades desportivas, concertos ou as célebres Corrida Mais Louca da Ria e Volta ao Cais em Pasteleira. O melhor é começar a consultar a agenda e a escolher as propostas que mais lhe agradam.
Na edição deste ano, destaque para os concertos do Palco Mar: Expensive Soul (7 de agosto), GNR (8 de agosto), Raquel Tavares (9 de agosto), Dino de D’Santiago com a Orquestra Filarmónica Gafanhense (10 de agosto) e Paião (11 de agosto).
Entre as novidades deste ano está a apresentação da performance “Há Marias Assim”, no Navio-Museu Santo André - sempre às 18h30, de 8 a 11 de agosto. A peça apresenta-nos quatro mulheres - Maria Chuvas, Maria Farto, Maria Sopas e Maria Rendeiro – que guiarão o público “numa tempestuosa viagem pelo mar do feminino, com naufrágios e ciclones, tragédias, comédias e dramas e acima de tudo uma terrível luta pela sobrevivência e pela dignidade.
Escrita com base em testemunhos de mulheres do mar de Ílhavo, Murtosa e Peniche, “Há Marias Assim” é interpretada por quatro atrizes recrutadas da comunidade: Anabela Coelho, Júlia Cavaz, Luciana Sanhudo e Rita Vizinho.
Diretamente de Itália para Ílhavo
Em 2019, o Festival do Bacalhau acolhe Itália como país convidado, através da Comuna de Imperia, município costeiro do Mediterrâneo, e que também tem grandes tradições no que toca ao consumo de bacalhau. O “stoccafisso”, nome que os italianos atribuem ao bacalhau seco, é um prato forte na gastronomia local e este ano acaba por estar, também, representado no evento gastronómico ilhavense.
A 12.ª edição de Festival do Bacalhau é apresentada com a promessa de ser ainda mais amiga do ambiente. Esqueça os copos e os toalhetes de mesa descartáveis (o ambiente agradece) pois a organização baniu-os. Também haverá recolha seletiva de beatas, de rolhas de cortiça e de óleos alimentares, entre outras medidas.