AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Nova criação da Severi leva o teatro ao coração da aldeia dos Amiais

Região

“Amanhã Desfolhada” é a nova criação da Severi. A estreia é já no sábado, 24 de setembro, na Eira Comunitária dos Amiais, às 19h30. Mais uma vez a associação aposta num teatro ao ar livre e descentralizado. O desafio é ir até às origens e recuperar uma tradição única no concelho.

E se todas as tradições desaparecem o que seria da nossa terra? É o que nesta trama está a acontecer aos Amiais, mas Esperança, a última a morrer, uma jovem destemida, está empenhada a avivar memórias e viver uma Desfolhada pela primeira vez. Para isso junta-se à matriarca da aldeia, que guarda as suas recordações como se fossem tesouros, e a um jovem que, depois de muitos anos fora, regressa à terra natal empenhado em recuperar as suas origens.

Como explica a autora, Patrícia Fernandes, “’Amanhã, Desfolhada’ fala da importância de preservar o legado que são as memórias e as tradições, que fazem de cada aldeia, da nossa aldeia, um local único no mundo”, destaca.

Mais uma vez a Severi procura com esta proposta cultural esbater barreiras na fruição cultural. “Estamos empenhados em formar novos públicos e em pôr a cultura no centro da vida das pessoas e, por isso mesmo, tem sido uma preocupação da Severi sair do centro urbano e ir ao coração das aldeias, ao encontro das pessoas”, destaca Patrícia Fernandes.

O espetáculo não podia ter melhor cenário. O pano de fundo é a Aldeias dos Amiais. “Propositadamente escolhemos um locais inusitado para apresentar este espetáculo. Acreditamos que pela via das artes podemos dar o nosso contributo para promover os belos locais do nosso concelho quer para turistas, quer para os severenses que, muitas vezes, desconhecem alguns locais de extrema beleza, querendo nós, trabalhar, também, o sentimento de pertença pela nossa terra”, remata a autora.

Este é um projeto apoiado no âmbito do PAPERA, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

A apresentação desta peça de teatro insere-se na iniciativa “Desfolhada Tradicional” promovida pelas Associação Social e Cultural de Couto de Esteves e da LANCE- Liga dos Amigos de Couto de Esteves que contará com gastronomia, artesanato, música tradicional e muito, muito mais.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.