AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Grande Orquestra das Mãos de Barro no palco do Cineteatro Alba

Palcos

No Dia Mundial da Música, celebrado a 1 de outubro, o Cineteatro Alba propõe uma noite diferente com a Grande Orquestra das Mãos de Barro. Pelas 21h30, uma formação com cerca de 13 elementos, de diferentes formações artísticas, vai tomar conta do palco da Sala Principal, demonstrando como o artesanato nunca esteve tão próximo da arte.

A família dos instrumentos cerâmicos é grande, porém com expressão social tímida. A Grande Orquestra das Mãos de Barro junta um núcleo de criativos (da música, do teatro, da dança e do circo), além de técnicos, na pesquisa e regeneração artística das ocarinas e de outros objetos sonoros de barro, com vista à apresentação de uma performance original contemporânea.

Sob a direção artística de Paulo Zé Neto, numa produção d’Orfeu, este é um projeto de complexa simplicidade, com relação direta aos quatro elementos: terra (na matéria), água (na moldagem), fogo (na cozedura) e ar (na secagem e no sopro de vida ao tocar). É um espetáculo multidisciplinar que parte do barro como matéria-prima e do som como matéria- mãe.

Os bilhetes têm o preço de 6 euros, sendo de 4 euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23.

Conhecer de perto os instrumentos feitos de barro

Aliada ao espetáculo, o SAC - Serviço de Aprendizagem Criativa vai dinamizar no mesmo dia, pelas 10h00, a “Oficina das Mãos de Barro – A Ocarina”, orientada por João Pratas.

Nesta oficina, a decorrer na Sala Estúdio do Cineteatro Alba, a ideia é conhecer e tocar instrumentos musicais feitos de barro. A ocarina, que é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, enraizou-se na cultura popular portuguesa, tendo-se tornado identitária de algumas regiões do território nacional, onde se fixou. Além das ocarinas, outros instrumentos de barro serão explorados e mais objetos sonoros poderão ser inventados. Assim, os participantes acabam por ser oleiros de música, músicos de barro ou tocadores de cacos.

A oficina, com a duração de 90 minutos, é de participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para sac@cm-albergaria.pt. As vagas são limitadas a 15 pessoas, com idades superiores a 6 anos.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.