AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Milha regressa com novas criações e espetáculos de artistas ilhavenses

Artes

A Milha, Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, regressa de 4 a 6 de novembro, para apresentar três criações exclusivas, seis concertos, o lançamento de um vinil, uma conversa e uma exposição paralela de uma associação ilhavense.

Dedicada à aposta na criação e à divulgação da produção local, a sexta edição da Milha, organizada pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, acontece este ano na Casa da Cultura de Ílhavo, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e o Jardim Henriqueta Maia.

A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, criada em 2020 no contexto da Milha, assume a sua terceira criação, “Avalanche” (5 e 6 de novembro), orientada pelo coreógrafo e bailarino Bruno Alexandre, com a banda sonora original do músico ilhavense Henrique Vilão, os figurinos de Joel Reigota e a participação das escolas de dança do Município de Ílhavo.

Uma das novidades desta edição é a criação do Ensemble 23 Milhas (5 de novembro), que convoca músicos ilhavenses para criarem espetáculos de música de câmara, de instrumentação e dimensão flexíveis, orientados para produção e criação de música atuais. Com a direção artística do Maestro Henrique Portovedo (Orquestra Filarmónica Gafanhense), esta reunião de estudantes e profissionais da música.

Ainda nas criações, também as cinco escolas de Música do Município de Ílhavo foram desafiadas a compor músicas relacionadas ao tema da edição deste ano, “O Sonho”, concentrando esse trabalho no espetáculo “Acorde um Sonho”, que acontece no último dia da Milha.

Além destes espetáculos, apresentam-se, no dia 4 de novembro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, Jacinta, Sara Valente e o grupo Urbanos ZC. No mesmo dia, a abrir a festa, é lançado o vinil do EP “Muito mais”, em que os Perpétua apresentam as suas versões de cinco músicas de Carlos Paião.

No dia 5 de novembro, entre a Gafanha da Nazaré e Ílhavo, apresentam-se o projeto “CLZ”, de Rui Veiga, o grupo The Troublemaker e LUMi, sendo este último um concerto com a curadoria da associação AGIL, no contexto da exposição “Terceira Impressões”, que decorre ao mesmo tempo que a Milha, num espaço do Jardim Henriqueta Maia, e que efetiva a ligação entre projetos, espaços e dinâmicas culturais no município.

No último dia, há ainda lugar para uma conversa sob o mote “Para onde vão os sonhos”, que juntará artistas e agentes para refletir acerca do tema. Mais informações disponíveis em breve, em 23milhas.pt.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.