AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ventos, sopros, viagens musicais pelos Festivais de Outono

Artes

Ventos que trazem sons de vários cantos do mundo, do Oriente ao Ocidente, mas também de épocas distintas vão ouvir-se nas próximas paragens dos Festivais de Outono, essa grande viagem sonora promovida pela Universidade de Aveiro (UA) que decorre até 25 de novembro. As paragens estão agendadas para dias 3, 4 e 5 de novembro, em três locais distintos em Aveiro e Oliveira de Azeméis.

Um recital composto por um conjunto de canções que nos transportam para várias regiões do globo é a proposta de Isabel Alcobia (Soprano) e João Pontes de Araújo (Piano). Do Norte ao Sul da Europa, com obras de Edvard Grieg, Maurice Ravel e Joaquin Turina, da América do Norte à América do Sul, através de obras de Samuel Barber e Alberto Ginastera. O recital está agendado para 3 de novembro, às 21h30, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.

Isabel Alcobia tem desenvolvido uma intensa atividade artística em Portugal e no estrangeiro, tendo-se apresentado nos mais importantes festivais de música e com as principais orquestras portuguesas. Foi distinguida em diversas ocasiões, sendo de salientar o 1.º prémio no concurso de canto em "Cleveland International Einsteddfod" (Inglaterra), e ainda no concurso "Three Arts scholarship", em Cincinnati (EUA). É professora de Canto na UA, onde se doutorou em 2014, e realiza anualmente diversos cursos e masterclasses por todo o país e no estrangeiro, sendo ainda membro de júris de concursos de Canto.

João Araújo especializou-se em acompanhamento vocal e música de câmara no Royal College of Music, em Londres, onde concluiu o Mestrado em Performance em Piano Colaborativo nas classes de Simon Lepper, Nigel Clayton e Roger Vignoles. Licenciou-se em piano na ESMAE na classe de Madalena Soveral e concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, com Luís Pipa. Enquanto pianista colaborativo, foi premiado em diversos concursos, destacando-se o prémio de Melhor Pianista Colaborativo no Concurso Internacional de Música de Montreal, no Canadá, e no concurso Maureen Lehane Vocal Awards em Wigmore Hall, Londres. A atividade concertista levou-o a tocar em diversos países da Europa e América.

O recital no Seminário de Santa Joana Princesa é de entrada gratuita, sendo necessária a reserva através da BilheteiraOnline.

Do Mediterrâneo ao Báltico

O repertório do concerto “Do Mediterrâneo ao Báltico - Viagem musical com Trio Atlântico”, a 4 de novembro, às 21h30, na Capela de N. Sra de La Salette (Oliveira de Azeméis), foi escolhido de forma a ilustrar as raízes musicais de cada um dos músicos deste trio. Oriundos de países com ricas tradições musicais - Polónia, Hungria e Itália – o coletivo propõem uma viagem pelo repertório de obras para trio de cordas escrito no século XX por compositores de cada um destes países.

O Trio Atlântico (na foto) é formado por três músicos estrangeiros a residir em Portugal: a polaca Kinga Maria Switaj (Violino), a húngara Judit Bánk (Viola d’Arco) e o italiano Alberto Restivo (Violoncelo). São todos membros da Orquestra Filarmonia das Beiras, e já há alguns anos que fazem juntos música de câmara. A formação do trio é recente, surgiu durante pandemia como forma de manter uma atividade musical num período em que esta foi severamente restringida.

O concerto é de entrada gratuita, mas as reservas devem ser feitas através da BilheteiraOnline.

Viagem através dos sopros

Do ocidente ao oriente, do passado ao presente, o concerto “Sopros em Viagem”, pela Orquestra de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)/UA, dirigido pelo maestro convidado Fernando Marinho, propõe uma viagem musical que é tanto de lugares, como de épocas históricas distintas. Será dia 5 de novembro, a partir das 21h30, no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.

Do séc. XIX de Saint-Säens, o seu “Orient et Occident” (1869) incorpora, como o próprio nome indica, elementos desses dois grandes polos culturais, afirma Luís Carvalho, maestro e docente da UA, responsável pela Orquestra de Sopros do DeCA, a propósito deste concerto “Sopros em viagem”. Já em pleno séc. XX, Serge Lancen escreveu a “Manhattan Symphonie” (1961-62) como uma descrição musical da sua viagem a Nova Iorque. Curiosamente, o dia 5 de novembro de 2022 marca o 100.º aniversário do nascimento do compositor. Prosseguindo para o séc. XXI, assinala ainda o professor da UA, “Traveler” (2003), de David Maslanka, “inspira-se na grande viagem que é a Vida, comemorando a aposentação de um grande amigo do compositor e influente maestro”, Ray Lichtenwalker, da University of Texas Arlington Band. Finalmente, “Viagem ao Centro da Terra” (2005), de Peter Graham, baseia-se no famoso livro homónimo de Júlio Verne, “por muitos considerado o pai da ficção científica”.

“Cumprindo um dos seus propósitos pedagógicos, a Orquestra de Sopros do DeCA/UA apresenta-se à comunidade UA e ao público em geral com este concerto que resulta do trabalho curricular da disciplina de orquestra”, conclui Luís Carvalho.

A entrada para este concerto é gratuita. Reservas através da página da BilheteiraOnline.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.