AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Economia circular e descarbonização fecham "Conferências de Outono"

Sociedade

O ciclo de “Conferências de Outono” termina, no próximo dia 18 de novembro, com o debate em torno da “Economia circular e a descarbonização” que terá como oradores, o ex-ministro do Ambiente, Carlos Borrego; a jurista e gestora Paula Policarpo; e a engenheira Ana Maria Couras. O debate será moderado por Luís Mira Amaral. À semelhança das restantes conferências, o evento terá lugar no Cineteatro Anadia, a partir das 9h30, com entrada gratuita.

No modelo linear, juntava-se energia, água e matérias primas para produzir dois tipos de produtos: os úteis que consumíamos e os inúteis ligados aos resíduos e à poluição gerada. No modelo da economia da reciclagem, começou-se a ter a preocupação de minimizar a poluição gerada e de reutilizar no processo produtivo uma parcela dos resíduos produzidos ou até dos produtos já usados chegando assim ao conceito de matérias primas secundárias utilizadas no processo produtivo.

No modelo de economia circular puxado pela evolução tecnológica e pelas pressões ambientais tenta-se ir mais longe e aplicar a velha máxima: na natureza nada se desperdiça tudo se transforma e recicla. Este modelo permite extraordinários ganhos de eficiência produtiva, utilizando em pleno as matérias primas secundárias e desacoplando o crescimento económico do consumo intensivo de matérias primas. Com ele surgem novos modelos de negócio para as empresas, novos padrões de consumo e novos conceitos logísticos como a logística inversa, levando os produtos utilizados dos centros de consumo para os centros de produção. É um mundo novo mais lean, mais eficiente, com produtores e consumidores mais conscientes e responsáveis.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória em: https://forms.gle/eWhxFzuw6B4yPz5S6

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.