AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Milha cresce como lugar de criação e de encontro

Artes

No passado fim-de-semana, entre 4 e 6 de novembro, a Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, reuniu artistas, bandas, associações e escolas de música e dança de Ílhavo, em vários palcos de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré. A 6ª edição da Milha, organizada pelo 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo, reforçou o foco na criação, apresentando três criações exclusivas em estreia absoluta, seis concertos e uma conversa sobre o tema desta edição: o sonho. Um dos momentos altos foi o lançamento do EP “Muito Mais”, em formato vinil, da banda Perpétua, em homenagem a Carlos Paião, que contou com o apoio do município. O vinil pode ser adquirido nos espaços do 23 Milhas, na loja do Museu Marítimo de Ílhavo e na Loja Online do Município de Ílhavo.

Centenas de pessoas juntaram-se para uma festa que, para a vereadora da Cultura, Mariana Ramos, “reforça o espaço de partilha, de encontro e de criação e reconhece o trabalho desenvolvido na formação e na performance, por parte do Município de Ílhavo”.

“Avalanche”, que estreou durante a Milha, é a terceira criação da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, orientada pelo coreógrafo Bruno Alexandre, em cocriação com as intérpretes, todas bailarinas de três escolas do Município de Ílhavo: IP Arabesque, Fulldance Studio e Casa do Povo da Gafanha da Nazaré. Com música e vídeo originais de Henrique Vilão, imagem e design de cor de Tiago Damas e figurinos de Joel Reigota, o espetáculo celebrou a relação do projeto cultural 23 Milhas com as escolas de dança locais e a integração dos seus alunos num contexto de uma companhia de dança profissional.

Mariana Ramos destaca “o investimento e a aposta na criação e produção local”, sublinhando “o incremento qualitativo do trabalho da Companhia Jovem de Dança que apresenta espetáculos dignos das melhores salas do país”.

A sexta edição da Milha ficou ainda marcada pela estreia do Ensemble 23 Milhas, com a direção artística do Maestro Henrique Portovedo e dedicado à música de câmara, orientado para a produção e criação de música atual. Estreou-se com uma peça original de Henrique Portovedo e Paulo Gravato, a dupla Les Lumières, interpretada por estudantes e profissionais de música ilhavenses.

Nota ainda para o espetáculo “Acorde um sonho”, um desafio às escolas de música do Município de Ílhavo para a criação de originais ou versões de músicas relacionadas com o sonho, que resultou numa música original da AMBI - Academia dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova, num momento que contou ainda com a CODA, a Arte & e Som e a Escola de Música Gafanhense.

Além das criações, apresentaram-se os novos projetos de Jacinta (na foto), Sara Valente e Rui Pereira, Urbanus ZC, CLZ, The Troublemaker e LUMi.

A Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa em 2023.

* Créditos da foto: Pedro Mostardinha
Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.