AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Festivais de Outono encerram com Holst e Tan Dun

Artes

Obras de Tan Dun e de Gustav Holst, interpretadas pela Orquestra Filarmonia das Beiras, em colaboração com a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA/UA), encerram os Festivais de Outono (FO) 2022. O concerto, a 25 de novembro, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30, será dirigido pelo maestro Luís Carvalho. Nele participam ainda o Coro Feminino do DeCA/UA e o guitarrista Javier Somoza. Antes disso, esta segunda-feira, 21 de novembro, acontece a homenagem a Proust.

Um recital de viola e piano, na Igreja das Carmelitas, a partir das 21h30, constituirá uma homenagem pelo centenário da morte de Marcel Proust, autor de “Em Busca do Tempo Perdido”, em sete volumes, entre outras obras. Figura maior da cultura francesa e ocidental, importa recuperar, nesta edição dos FO, a sensibilidade do seu tempo, convocando as obras e compositores que acompanharam a sua vida privada e moldaram a sua obra literária.

Através deste programa, intitulado “Du Côté de Chez Proust”, poder-se-ão ouvir obras de alguns dos seus amigos mais próximos, obras dedicadas a violetistas que tocaram em sessões musicais privadas na casa do escritor, bem como a provável fonte da famosa petite phrase que constituiu o leitmotiv de toda a sua obra-prima - a Sonata de César Franck -, entre outras peças de grande circulação no seu tempo. O recital propõe uma viagem à Paris de viragem de século, um vislumbre da Boulevard Haussman, da Rue Hamelin, um perfume dos imaginários salões dos Verdurin, de Combray, de Balbec, ou dos amores de Swann.

Entrada gratuita, mas sujeito areserva.

Concerto de encerramento

No dia 25 de novembro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense, a Orquestra Filarmonia das Beiras em colaboração com a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA/UA) encerram a edição de 2022 dos Festivais de Outono. Este concerto, que encerra os FO 2022, é dirigido pelo maestro Luís Carvalho, também professor do DeCA, inclui o “Concerto para Guitarra e Orquestra” (Yi2), de Tan Dun, e a obra “Os Planetas”, op.32 de Gustav Holst.

Este concerto conta ainda com a participação do Coro Feminino do DeCA – que é dirigido pelo maestro e professor António Vassalo Lourenço - e com o guitarrista Javier Somoza.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.