AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

No seu 188º aniversário, a Banda Amizade brinda-nos com um concerto único

Artes

Mandam as regras que, em dia de aniversário, se presenteiem aqueles que cumprem mais um ano de vida. A Banda Amizade, de Aveiro, optou por fazer o contrário, brindando ela própria os convidados da sua festa de aniversário (vai já para o 188º) com um presente: irá proporcionar um concerto especial, preenchido com temas inéditos, criados com a prata da casa. Acontece no próximo domingo, dia 27, pelas 17ho0, no Teatro Aveirense.

Mais do que um concerto comemorativo de aniversário, "Sete Pecados Mortais" tem também a forma de um CD, a ser lançado no dia do espectáculo, e que resulta do desafio lançado pela Banda Amizade aos compositores que dela fazem parte. "Cada um deles escreveu uma canção e o resultado é este conjunto de músicas que iremos apresentar ao público", destaca Emídio Abrantes, presidente da Banda Amizade, à Aveiro Mag.

São sete obras bastante diversas quer no género, quer nas formas utilizadas, quer ainda na sua funcionalidade. Repletas de contrastes, diversidade de recursos estilísticos e de texturas variáveis na sua densidade, estas obras refletem, muito naturalmente, os diferentes lastros, conceitos criativos e atividade artística e performativa de cada um dos compositores.

Está, assim, mais do que garantida a qualidade do concerto, assim como a do CD homónimo. "O mais fantástico é que o processo foi quase todo feito internamente, na própria Banda Amizade. Só a parte das gravações é que envolveram um trabalho mais profissional, no DECA - Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro", acrescenta o presidente da instituição.

A Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro, outrora conhecida por “Música Velha” e por Filarmónica Amizade, surgiu no ano de 1834 e mantém, até aos dias de hoje, uma atividade ininterrupta e intensa. Devido ao seu papel na comunidade, a Banda Amizade já recebeu as medalhas de Prata e de Ouro (1985) da cidade de Aveiro e foi condecorada com a Medalha de Ouro da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz (2016). São 188 anos a formar músicos e a tocar, levando mais longe o nome da Banda Amizade, de Aveiro e de Portugal.

Emídio Abrantes considera que o desafio é ainda maior pelo facto de a instituição se manter no centro da cidade. "Neste momento, devemos ser a única banda no centro de uma capital de distrito, em pleno centro urbano", refere, recordando que este tipo de instituições precisam de criar referências junto do comunidade.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.