Podia ser uma loja igual a todas as outras que a ladeiam, mas não é. Ali, só entram produtos de artesanato fabricados por artistas da terra. Peças em têxtil, barro, madeira, papel, cortiça... a criatividade não tem fim e, para quem ali entra à procura de um artigo especial, o difícil vai ser escolher. Falamos da Casa do Artesão, instalada no centro comercial Vida Ovar, e onde todos os pretextos são bons para divulgar o trabalho dos artistas locais.
Carnaval, Halloween, Natal, nada escapa à Associação dos Artesãos do Concelho de Ovar, instituição responsável por aquele estabelecimento comercial. Como qualquer loja que se preze, a Casa do Artesão vai mudando a montra e a decoração consoante a época festiva, e ainda encontra motivação para promover alguns ateliers e workshops junto dos clientes do Vida Ovar.
A associação que procura valorizar o trabalho do artesão de Ovar, encontrou, assim, uma forma de colocar o artesanato local à venda num local de grande afluência de público. Criada há dez anos, a coletividade reúne mais de 20 associados. “Muitos dos nossos clientes já são repetentes, tanto mais porque conseguimos fazer trabalhos personalizados e peças por medida”, destaca Cátia Pinho, presidente da associação.
Depois de dois anos de pandemia, e agora em contexto de guerra, esta “montra” tem vindo a revelar-se de extrema importância para os artistas do concelho ovarense. “Notamos mais a crise agora, do que com a Covid. Nessa altura, as vendas até aumentaram, uma vez que as pessoas passaram a valorizar mais o trabalho do artesão. Agora, é a questão do aumento dos preços. Mas mesmo assim notamos o reconhecimento do nosso trabalho”, acrescenta a dirigente.
Nas prateleiras e estantes da Casa do Artesão vão sendo expostas peças para todos os tipos de públicos e necessidades. “Tentamos criar alguma dinâmica no artesanato que temos exposto, atendendo também à época do ano”, realça Cátia Pinho, a propósito dos artigos que ali vão sendo comercializados.
A esta vertente, junta-se, depois, a dinamização de várias iniciativas para crianças e também para adultos, com uma periodicidade regular. "Fazemos, aqui no Vida Ovar, formações mensais e gratuitas. Uma é direcionada aos mais novos, outra para os mais crescidos", acrescenta a dirigente.
Uma das próximas atividades da associação irá decorrer no Mercado do Furadouro e junta também a Associação Cultural e Recreativa de Valdágua. Acontece no fim-de-semana de 8 a 11 de dezembro e prende-se com uma Feira de Natal, com a apresentação de espetáculos, comercialização de bens alimentares e venda de artesanato. A feira terá início às 12h00 do dia 8 de dezembro e terminará pelas 21h00 de domingo.