A Universidade de Aveiro (UA) marca o Dia Nacional da Cultura Científica com um debate sobre o tema “UA no espaço: presente e futuro”. O dia assinala-se a 24 de novembro e o encontro, que contará com a presença de um painel de investigadores e representantes da indústria, tem início às 14h30, na Sala Hélène de Beauvoir (Biblioteca).
Nuno Borges de Carvalho, diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e um dos responsáveis pela Licenciatura em Engenharia Aeroespacial da UA, é o moderador de um painel de oradores constituído por Norelen Figueiredo (engenheira na AirBus), Daniel Sousa (engenheiro na TAP) e Rute Ferreira (investigadora do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro).
Norelen de Figueiredo dos Santos concluiu, em 2001, a Licenciatura em Engenharia Mecânica no Departamento de Engenharia Mecânica da UA. Trabalha há quase 12 anos na Airbus, empresa líder mundial em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Atualmente é responsável por uma equipa de Investigação e Desenvolvimento de Materiais e Processos para Aeroestruturas de aviões comerciais (Head of Airframe Materials and Processes Research and Technology). Trabalha com diferentes equipas da Airbus, de diferentes organizações multinacionais, e também com fornecedores, universidades e institutos de desenvolvimento, com o objetivo último de desenvolver materiais e processos de fabricação para uma aviação descarbonizada.
Daniel Sousa é formado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ramo de Termodinâmica, Energia e Climatização. Teve o primeiro contacto com a área da aviação em 2017, com a realização de um estágio curricular no tema “Corrosão em pás de turbina de alta pressão dos reatores CF6-80E1”. Posteriormente realizou a tese final de mestrado na TAP M&E, com o tema “Análise de Performance de motores Turbofans”. Após conclusão do curso passou pela DUNBELT – Rolamentos e Transmissões S.A, e desde março de 2019 que integra a TAP M&E – Manutenção de Motores sendo engenheiro de reparação e processos.
Rute A. S. Ferreira é Doutorada em Física (2002) e Professora Associada no Departamento de Física da UA. É vice-diretora do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro e membro do conselho geral da UA. É coautora de 360 documentos publicados em revistas internacionais e cerca de 300 comunicações em reuniões internacionais. Os seus interesses científicos atuais centram-se nos estudos optoelectrónicos de híbridos orgânicos/inorgânicos com aplicações previstas nas áreas da optoelectrónica e fotónica verde (iluminação de estado sólido e ótica integrada), materiais magnéticos de luminescência (ímanes de um único ião/molécula) e fotovoltaicos (concentradores solares luminescentes e camadas de redução). Recentemente, expandiu os seus interesses à termometria de luminescência focada em termómetros primários e à aplicação de materiais luminescentes para a Internet das Coisas (IoT) com etiquetas inteligentes óticas para rastreio e deteção.
O Dia Nacional da Cultura Científica celebra-se a 24 de novembro, por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariano Gago, em homenagem ao divulgador de ciência, professor e poeta Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.