AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Aveiro não vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Évora foi a escolhida

Artes

A decisão está tomada. Évora foi a cidade escolhida para Capital da Cultura em 2027, deixando para trás as candidaturas finalistas de Aveiro, Braga e Ponta Delgada. “Vamos continuar a trabalhar e a investir na cultura como temos vindo a fazer”, assegura Ribau Esteves, presidente da câmara municipal de Aveiro, no rescaldo deste anúncio. A recomendação de Évora para o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 foi feita por “um painel de peritos independentes que avaliou as candidaturas das quatro cidades portuguesas incluídas na lista restrita”. A decisão foi divulgada há pouco, numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Ao tomar da palavra nesta cerimónia, o ministro da cultura congratulou as cidades finalistas e anunciou a criação da figura de Capital Portuguesa da Cultura a partir de 2024. As três cidades que não foram escolhidas para Capital Europeia da Cultura em 2027 – Aveiro, Braga e Ponta Delgada – irão, desta forma, assumir este novo título nos anos de 2024, 2025 e 2026. A ordem, no entanto, ainda não está definida. Pedro Adão e Silva deu ainda nota ainda que o Governo apoiará a Capital Europeia da Cultura com dois milhões de euros, “um reconhecimento merecido do trabalho feito, mas também uma aposta no futuro”.

A cidade de Évora, capital histórica da região do Alentejo, apresentou uma candidatura a baseada no “vagar”, modo de vida e elemento forte da identidade daquela região. A proposta alentejana refletia sobre “a necessidade urgente de a Europa e os europeus passarem para uma ‘filosofia de vida lenta’”. Évora junta-se agora a Liepaja, na Letónia. Ambas deterão o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, a câmara municipal vai apresentar a versão final da candidatura aveirense, fazer um balanço deste projeto e explicar os passos seguintes que pretende dar com vista à concretização de “boa parte” do que havia definido para a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.