AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Cine-Teatro de Estarreja garante experiências culturais para todos

Artes

No Cine-Teatro de Estarreja (CTE) 2023 arranca com o Concerto de Ano Novo, a 7 de janeiro, com a Banda Bingre Canelense, que ousou convidar a academia de ginástica rítmica – Aveiro Gym -, tornando este espetáculo numa pura simbiose entre duas artes maiores.

No dia seguinte, 8, há o cantar das Janeiras com o Encontro de Trupe de Reis com os grupos locais e as crianças das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular. Esta edição conta com a colaboração do músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo e com a participação do grupo bracarense “Origem Tradicional”.

A edição de 2023 do ciclo de Concertos Íntimos conta com três vozes lusófonas poderosas. A grande voz emergente da música portuguesa, Carolina de Deus dá a conhecer o seu disco de estreia, no dia 14 de janeiro. Segue-se o concerto de Diogo Piçarra, a 18 de março, que se apresentará pela primeira vez a solo. A brasileira Adriana Calcanhotto encerra este ciclo com a tour mundial do seu 13.º disco de originais e o vigésimo da carreira. A não perder dia 27 de maio.

No dia 21 de janeiro, a atriz e encenadora Raquel André traz a peça de teatro “Coleção de Espectador_s”, ‘que é um espetáculo, um museu, um grande encontro entre a artista e o público, que irá participar ativamente.

A Susana China cabe a responsabilidade de ser a primeira artista a atuar no âmbito do circuito português de música ao vivo, “OuTonalidades”, a 26 de janeiro, com o espetáculo “Ponto de Fuga”. Para o dia 9 de fevereiro, a proposta é o concerto do quarteto de ethno jazz “Mova Dreva”. Já Joana Alegre sobe ao palco a 11 de março para um concerto acústico com Vicente Palma.

A Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção do Maestro Cláudio Ferreira, convida o solista estarrejense Samuel Marques para o Concerto Comemorativo do 18.º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, no dia 28 de janeiro.

A fechar o primeiro mês do ano, há um espetáculo de bebés com “No Sorriso da Lua” dedicado ao Inverno. Esta sessão de música para bebés repete-se a 26 de março com o tema Primavera.

Fevereiro cheira a Carnaval

Para dar as boas-vindas a um dos maiores eventos da cidade, o CTE recebe, a 4 de fevereiro, o coletivo musical “Rua das Pretas” que promete um espetáculo a lembrar o ambiente de botequim mantendo viva a essência da música lusófona: da morna, da bossa nova, do cante, das cirandas, do samba e do fado, com a assinatura de Pierre Aderne.

A 10 de fevereiro, há stand up comedy. Guilherme Duarte garante que guiará o público pelos vários níveis do inferno com o espetáculo “Limbo”.

A companhia de dança “Fora da Caixa” traz “Sismos” (na foto) que proporcionará um momento de reencontro e de reconstrução, para ser vivido no dia 25 de fevereiro.

No dia 12 de março, as famílias são convidadas a assistirem ao “Concerto de Família”, no âmbito do projeto “Música na Escola”, com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Ainda em março, Ricardo Correia apresenta o espetáculo “Cartas da Guerra (61-74)” que contamina o documental e o ficcional para investigar o passado colonial português. A não perder dia 25 de março.

No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de chegar às salas.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.