A Universidade de Aveiro celebra 49 anos, esta quarta-feira, dia 21 de dezembro. A data é assinalada em cerimónia a ter lugar, pelas 16h00, no Auditório Renato Araújo - Edifício Central e da Reitoria. Durante a sessão, o empresário António da Silva Rodrigues e o investigador Clément Sanchez vão receber o Doutoramento Honoris Causa.
A cerimónia pode ser acompanhada em direto em https://www.youtube.com/watch?v=Du9j78s-zO4 .
A parceria de António da Silva Rodrigues, presidente do Conselho de Administração do Grupo Simoldes, com a UA iniciou-se com a criação da Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN), em Oliveira de Azeméis, com a qual tem mantido uma relação de grande proximidade.
A doação de equipamentos, a participação do Grupo Simoldes em projetos de ID&T com a UA, o envolvimento dos seus colaboradores em vários cursos, incluindo programas doutorais, o apoio financeiro à formação de estudantes, a disponibilização de dezenas de estágios e a contratação de inúmeros graduados da Academia de Aveiro são disso testemunho.
Nascido em 1942, em Oliveira de Azeméis, António da Silva Rodrigues é também acionista e membro do Conselho Consultivo do Banco de Investimento Global, presidente da direção da AECOA - Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, administrador da APD - Associação para o Progresso da Direção de Empresas e associado da COTEC - Associação Empresarial para a Inovação.
Em 1995 foi-lhe atribuída a comenda de Mérito Industrial pelo Presidente da República Mário Soares e, em 2006, o Grau de Grande Oficial pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Em 2019 recebeu o prémio carreira da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.
Já Clément Sanchez, tem mais de 550 artigos publicados. Proferiu quase cinco centenas de palestras em eventos e instituições internacionais de prestígio. Tem 72 patentes, duas licenças de comercialização e um produto comercial. Professor na Université Pierre et Marie Curie e do Collège de France, em Paris, Clément Sanchez é um dos mais reconhecidos cientistas mundiais na área da Química.
Pioneiro no desenvolvimento de métodos de síntese de materiais em condições ditas suaves ou de chimie douce (próximas da temperatura e pressão ambientes e com inspiração na natureza), em associação com formas de processamento amigas do ambiente, o trabalho de Clément Sanchez rasga horizontes em vários domínios da química moderna, nomeadamente da química inorgânica, orgânica e de interface, e também nos materiais, polímeros e bioquímica. É particularmente notável a sua atividade em materiais híbridos orgânicos-inorgânicos, abrindo caminho para a sua aplicação nas áreas da adsorção, catálise, revestimentos, ótica e na reciclagem de desperdícios. Não é, portanto, de estranhar que tenha recebido um grande número de prémios e distinções de alto nível.
Um desses reconhecimentos aconteceu entre 2011 e 2020, quando foi o 19º químico a ocupar a restrita cátedra “Chemistry of Hybrid Materials” no Collège de France, a instituição de elite da ciência francesa que tem vários dos seus investigadores laureados com o Prémio Nobel. Clément Sanchez tem sido fundamental na afirmação do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro.
A sua relação com este laboratório associado da UA, cimentada desde há muitos anos, tem passado pelo aconselhamento da direção em matérias, quer puramente científicas quer de definição de políticas e estratégias, contribuindo ativamente para a integração do CICECO em redes científ icas europeias e para a projeção da imagem do laboratório no mundo científico. Clément Sanchez tem apoiado, ainda, o CICECO recebendo no seu laboratório alunos e investigadores, ou participando no coaching dos candidatos a bolsas European Research Council (ERC).